2 de setembro de 2014

Uma vida através de palavras

Reprodução
Dominar as palavras e seus significados requer um certo dom. Nem todos possuem esta habilidade latente como desejariam. Outros, porém, se apropriam da escrita como se dela originasse a própria forma, o gosto, a personalidade e o jeito. A jornalista e escritora Eliane Brum é uma destas pessoas que defende a palavra como sendo uma extensão do próprio corpo. Para ela, a vida tem sentido a partir do momento em que se torna história contada. E é seguindo este viés que a gaúcha resolveu se aventurar através de sua própria trajetória para compor a obra Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. De uma maneira extremamente pessoal, Eliane perpassa por momentos marcantes de sua vida e, com isso, tenta entender a si mesma e explicar certos aspectos da personalidade que a acompanharam até a fase adulta.



Da mesma maneira que traduz para o texto a intensidade das histórias cotidianas que conta em suas colunas/livros/reportagens, Eliane consegue passar para o leitor com nitidez os sentimentos que teve em cada uma das situações que descreve ao longo desta obra autobiográfica. As expressões usadas condizem com as épocas citadas, o que nos faz sentir mais próximos ainda do que a autora tenta dizer através dos detalhes que conta. Desta forma, a repórter que tanto observou a vida alheia para torná-la história interessante teve que, ao contrário do que sempre se propôs, olhar para seu interior e transformar a si mesma na personagem principal de uma narrativa.

A leitura é extremamente recomendada não apenas para estudantes de jornalismo que desejam aprender com Eliane como dominar as palavras, mas também para os apaixonados pela boa escrita e pelas boas histórias. Vale a pena "perder" alguns minutinhos para se dedicar a conhecer um pouco mais sobre uma das melhores jornalistas brasileiras e seu estilo apaixonante de descrever a vida - seja ela a sua própria ou a de outros personagens do dia a dia.

Editora: LeYa
Páginas: 144
Valor sugerido: R$ 29,90

Nenhum comentário: