26 de setembro de 2014

Um blog que mostra como se "Faz caber"

Hoje parei para dar mais uma analisada em algumas ideias para o projeto gráfico da Exceção. Já decidimos algumas coisas importantes, mas, durante os dias navegando pela internet e dando uma passada pelos "favoritos" me deparei com o blog da equipe de designers e infografistas da Época, o Faz Caber. Tem tanta coisa legal, tem posts apenas com as capas que eles produziram para a edição da semana, tem outros com os infográficos e tem um que é de quando a Época recebeu um Award of Excellence, na 35ª premiação do Society of News Design (SND) com a reportagem sobre a tragédia da Boate Kiss. O post foi feito porque surgiram muitos comentários sobre a diagramação das edições da revista e então eles resolveram mostrar as coisas bacanas que foram feitas em 2013 com o novo projeto gráfico.
Vou colocar aqui algumas imagens do que tem lá. Mas o melhor mesmo é dar uma espiada na postagem e salvar nos favoritos para sempre atualizar um pouco o que está sendo feito de melhor pela equipe.
 
Foto: divulgação
Abertura de matéria -  na íntegra
Esse é um dos modelos de abertura de matéria utilizada pela equipe de diagramação. É possível perceber que o título não está em apenas uma linha o que chama a atenção e a parte em bold serve para dar um destaque e entregar em parte o tom dado à matéria. A linha de apoio segue o padrão centralizado do título e entra na coluna do texto, o que não é muito comum dando assim um ar despojado e limpo para a página. O uso da imagem foi muito bem feito, afinal, parece que a expressão da modelo fecha com o destaque do título "não é".

Foto: divulgação 
Abertura de matéria com inforáfico - na íntegra


Nesta abertura de matéria houve uma aposta em infográfico. A página fica diferente e atrai o olhar do leitor. Por ser uma matéria relacionada a tecnologia tem tudo a ver a combinação infográfico e texto.

Foto: divulgação 
Abertura conceitual








Utilizando uma fotografia conceitual para abrir a matéria e mantendo o projeto clássico com duas colunas na primeira página, essa capa é representativa no momento em que se olha para a maçã e se imagina o que ela tem a ver com longevidade. O que se busca realmente com isso é fazer o leitor pensar, mas, ao mesmo tempo a ideia é sair do comum com imagens de pessoas ou de muitos alimentos.

Foto: divulgação 
Página com infográfico na edição 800



A edição 800 contou com um projeto gráfico de muitas páginas visuais. Uma delas foi essa (ao lado) em que se fala de inovações na educação e a ideia de utilizar um quadro negro e os ornamentos com giz branco enfatiza que a matéria tem a ver com escola. Não se precisou de muito para representar o que está sendo dito.

Minhas impressões deixaram a postagem um pouco longa, mas passa no Faz Caber e espia o que tem de bacana que a revista Época mostra para nós.Se quiser tem essa página de Diagramas que te deixa de queixo caído. E essa que é um registro gráfico dos sentimentos opostos que a Copa deixou, são muitas páginas dedicadas ao assunto e um cuidado todo especial com o design das páginas.


Nenhum comentário: