12 de setembro de 2014

Fotografia é arte

Dizem que fotografia é desenhar com a luz. Fotografia é mais. É arte, é guardar lembranças pessoais, sociais, mundiais. Porém, fotografar nunca foi tão fácil. Todo mundo pode registrar um momento com seu celular, tablet, câmera digital e afins. Mas nem sempre essas fotos são tão belas e conseguem nos emocionar em apenas um clique. É isso que a Exceção quer através de textos e também das imagens - emocionar. E quem sabe emocionar com suas fotografias é Sebastião Salgado. O fotógrafo brasileiro é mestre na arte de desenhar com a luz e suas fotografias são um colírio aos olhos.



Das suas fotografias que tive o prazer de ver “pessoalmente” estão as da exposição Trabalhadores. São 150 fotografias vindas de 29 reportagens com trabalhadores manuais. As fotografias foram realizadas nos anos de 1980 em diversos países. Vi a exposição em Foz do Iguaçu, no Ecomuseu da Usina Itaipu. Foi lindo e é totalmente recomendável para quem tiver esta oportunidade. Depois de passar nas Cataratas e no Parque das Aves corre lá e aprecia as fotografias que não são exibidas em mostras há uma década. Além disso, o livro Trabalhadores, com as imagens da exposição, está esgotado nas livrarias brasileiras. A obra foi publicada em 1993. Ou seja, esta é sim, uma oportunidade única de ver um gênio em exposição.

Trabalhadores fica no Ecomuseu de Itaipu até 5 de outubro. As visitações podem ser feitas das terça-feira até domingo. Das 8h30min até às 16h30min. A classificação é livre e a entrada para o Ecomuseu custa R$ 10,00 e dá acesso direto a exposição. Estudantes com a carterinha em dia pagam meia entrada.  



Foto: ClickFoz

Nenhum comentário: