![]() |
André Thies |
Logo no primeiro ambiente, me deparei com exposições de revistas que fizeram história no Brasil. Cruzeiro, Manchete, Realidade (foto) e outras tantas estavam lá. Em cada capa, uma descrição que contempla o momento em que tal publicação foi lançada e os feitos históricos da obra. A evolução de importantes jornais do Estado, como Zero Hora e Correio do Povo também são destaques do espaço.
![]() |
Natany Borges |
Para os amantes do rádio, um aparelho simula a programação de emissoras desde os anos 60 até a entrada do século XXI. Narrações da Copa do Mundo de 1974, notícias do Repórter Esso e o melhor da Música Popular Brasileira são uma breve pincelada do que essa volta no tempo é capaz de trazer aos nossos ouvidos. A televisão também não é esquecida. É quase inacreditável, mas essa estapafúrdia máquina era uma das câmeras utilizadas pela TV Piratini.
![]() |
André Thies |
A emoção não para! Em outro espaço, prensas antigas utilizadas para a tipografia na época estão a um toque de nossas mãos. Que tal o sugestivo nome desta máquina?
![]() |
Reprodução: André Thies |
Na sequência uma exposição de fotos tira o fôlego.Retratos do cotidiano e fotografias premiadas estão espalhadas por lá. Reservei uma das imagens que mais me tocou: “Glances at unsuspected time", por Kyvernitis Georgios.
Bom esse foi um pequeno registro que fiz. No local tem mais uma infinidade de atrativos comunicacionais para apreciar. e um vasto acervo de jornais, revistas e outras publicações disponíveis para pesquisa. Os estudos podem ser feitos de de terça à sexta, das 9h às 13h e das 13h30min às 18h. Já nos sábados o horário de atendimento é das 9h às 12h, porém é bom chegar cedo, pois os lugares são limitados. Enquanto isso, para visitações, o museu funciona de terça à sábado das 9h às 18h. Mais informações podem ser conferidas no site http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/. O Hipólito José da Costa está localizado na Rua das Andradas, número 959, bem no Centro de Porto Alegre.
Boa viagem e desejo que todos retornem inspirados, assim como eu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário