9 de setembro de 2014

Sugestão de passeio na Capital

Todas as vezes que me deslocava a Porto Alegre, programava: desta vez vou conhecer o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Todavia, alguns desvios surgiam no meio do caminho e, sim, eu adiava. Eis que na manhã do último sábado, dia 31 de agosto, após uma ida ao Mercado Público, finalmente, entrei no espaço e confesso que me arrependi amargamente de não ter ido antes. Encantada com a arquitetura do lugar e ávida por aquele cheirinho de antigo, estilo livro usado, fui agraciada com as maiores fontes de inspirações para nós, aspirantes a jornalistas. 


André Thies



Logo no primeiro ambiente, me deparei com exposições de revistas que fizeram história no Brasil. Cruzeiro, Manchete, Realidade (foto) e outras tantas estavam lá. Em cada capa, uma descrição que contempla o momento em que tal publicação foi lançada e os feitos históricos da obra. A evolução de importantes jornais do Estado, como Zero Hora e Correio do Povo também são destaques do espaço.








Natany Borges

Para os amantes do rádio, um aparelho simula a programação de emissoras desde os anos 60 até a entrada do século XXI. Narrações da Copa do Mundo de 1974, notícias do Repórter Esso e o melhor da Música Popular Brasileira são uma breve pincelada do que essa volta no tempo é capaz de trazer aos nossos ouvidos. A televisão também não é esquecida. É quase inacreditável, mas essa estapafúrdia máquina era uma das câmeras utilizadas pela TV Piratini.






André Thies
 




 A emoção não para! Em outro espaço, prensas antigas utilizadas para a tipografia na época estão a um toque de nossas mãos. Que tal o sugestivo nome desta máquina?









Reprodução: André Thies



 Na sequência uma exposição de fotos tira o fôlego.Retratos do cotidiano e fotografias premiadas estão espalhadas por lá. Reservei uma das imagens que mais me tocou: “Glances at unsuspected time", por Kyvernitis Georgios.












 Bom esse foi um pequeno registro que fiz. No local tem mais uma infinidade de atrativos comunicacionais para apreciar. e  um vasto acervo de jornais, revistas e outras publicações disponíveis para pesquisa. Os estudos podem ser feitos de de terça à sexta, das 9h às 13h e das 13h30min às 18h. Já nos sábados o horário de atendimento é das 9h às 12h, porém é bom chegar cedo, pois os lugares são limitados. Enquanto isso, para visitações, o museu funciona de terça à sábado das 9h às 18h. Mais informações podem ser conferidas no site http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/. O Hipólito José da Costa está localizado na Rua das Andradas, número 959, bem no Centro de Porto Alegre.

 Boa viagem e desejo que todos retornem inspirados, assim como eu.

Nenhum comentário: