3 de setembro de 2014

Diferentes formas de contar

Desde o primeiro encontro, a turma da disciplina de Jornalismo de Revista vem pensando e discutindo formas de inovar na produção da Exceção. Texto, fotografia, projeto gráfico, divulgação e outros aspectos estão sendo analisados pela equipe com o objetivo torná-la cada vez melhor. Entre eles, um dos pontos mais destacados por grande parte dos alunos: o uso de infográficos.
Mas, afinal, o que é um infográfico? 

A infografia nada mais é que a junção de arte + texto, usada para dar quebra de linearidade. No meio impresso, a infografia é utilizada desde há muito tempo, podendo destacar a Guerra do Golfo como um marco na infografia no jornalismo mundial. Já na web, o recurso aparece como informação complementar de uma notícia, geralmente servindo de ilustração para o texto, ou como a própria notícia, a informação principal.


Imagem: Google


Nas revistas brasileiras percebe-se o forte uso do infográfico como recurso para explicar uma informação que somente em texto se tornaria maçante e de difícil compreensão, como no caso dos infográficos estatísticos, usados em revistas como a Veja e Exame. Existem também os que se parecem mais com ilustrações, bem desenhados e cheios de cores como os adotados pela Superinteressante, Galileu e Mundo Estranho.

Mas não é preciso ir tão longe para buscar inspiração. Em discussão sobre o assunto, o grupo multimídia destacou ótimos trabalhos produzidos dentro da própria universidade, como é o caso da reportagem multimídia Tempos Nazistas, elaborada pela turma de Produção em Jornalismo Online da Unisc, e também do pessoal de jornalismo da UPF.

Curioso para saber como funciona a produção de um infográfico? Confira abaixo o processo na revista Superinteressante:




Fontes:
http://www.eprofessor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=77%3Ainfografia-o-mundo-explicado-de-forma-criativa&catid=18%3Aferramentas&Itemid=45&lang=br

Nenhum comentário: