26 de setembro de 2014

E o 27º SET Universitário?

Foi uma experiência muito rica! 23 de setembro: Eu e mais uma turma de acadêmicos da Comunicação Social fomos ao 27º SET da PUCRS em Porto Alegre. Saímos de Santa Cruz do Sul, as 06h30min para chegarmos lá as 09h30min e assistirmos uma palestra, depois teríamos a tarde livre, e à noite seria a premiação. Chegamos em Santa Cruz do Sul por volta de meia noite. Todo mundo estava exausto. Foi um dia enorme e uma tarde bem cansativa, mas entre as 09h30min da manhã e as 10h da noite aconteceu muita coisa bacana.


Conhecer a PUCRS foi a primeira coisa bacana. É imenso. Nunca tinha ido lá e fiquei totalmente encantada. Conversei e conheci diversas pessoas que estavam estudando jornalismo ou outra habilitação e essa troca foi muito interessante. Depois veio a palestra: podíamos escolher entre uma de publicidade e propaganda ou de relações públicas. Eu escolhi a palestra de RP que falava sobre as ações que a rede dos Postos Ipiranga fez para se consagrar com a ideia de ser um posto completo. O tema da palestra era “Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento – o caso Ipiranga” com Vânia Paes Barreto Marcondes (RJ) e Carlos Kober (RS). Foi realmente uma ótima palestra. Eu aprendi um monte de coisas que eu jamais imaginei que o pessoal de Relações Públicas fazia. O mais incrível foi que eu percebi uma porção de coisas que as empresas fazem para atrair o público e uma estratégia interessante é, realmente, valorizar os funcionários - algo que embora eu soubesse, nunca tinha parado para pensar sobre. O pessoal de lá fez, inclusive, uma matéria sobre a participação da Unisc no Set. Confere aí:
 

http://set.eusoufamecos.net/27set/mostra-competitiva-e-reconhecida-por-alunos-da-unisc/

O Caso Ipiranga
Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS


Depois disso tivemos a tarde toda livre e o pessoal da Unisc pôde conversar e trocar experiências com outras pessoas com realidades diferentes das suas. É muito interessante ter esse contato com alguém que faz o mesmo curso, porém com professores, avaliações e currículos diferentes. Assim, pude perceber o quão somos sortudos e privilegiados em diversos aspectos na Universidade. Para minha surpresa também percebi algumas coisas em que podíamos melhorar, e isso se aplica não somente ao curso, mas a disciplina de Jornalismo de Revista, pois podíamos produzir muito mais...
 

À noite chegou a hora de premiação. Um pouco de frustração e até certa tristeza por não termos faturado mais prêmios, mas também senti um profundo orgulho ao ver o nome da Unisc naquele telão. Fui na viajem pois havia inscrito alguns trabalhos que eu acreditava terem chance. Não ganhei prêmios, mas aprendi. Aprendi que devemos nos esforçar mais para fazer um trabalho ainda melhor, já que a concorrência é forte e quem não se atualiza e não dá o melhor de si fica em segundo lugar.
Aqui deixo meus sinceros parabéns ao pessoal de Relações Públicas que faturou dois prêmios, e também ao grupo que venceu algumas categorias que se relacionam com a nossa Revista. Confiram! Vale a pena!

Premiação Mostra Competitiva
Premiação mostra Competitiva Categoria: Projeto de Comunicação 
Institucional e Organizacional. Foto: Helena Rocha/ Famecos/ PUCRS
Premiação Mostra Competitiva
Premiação mostra Competitiva Categoria:  Veículos de Comunicação
 Institucional e Organizacional Multimídia: Tamara Freitas. 
Foto Helena Rocha/Famecos/PUCRS

 
Projeto Gráfico

Revista Viajei!
Daniela Bruno Flor, Cristina Fragata dos Santos e Luisa Dal Mas Pereira
Faculdade de Comunicação Social (Famecos)/PUCRS
http://issuu.com/luisadalmas/docs/merged

Revista Primeira Impressão
Leonardo Rampom Patikowski
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
http://issuu.com/marcelojornalista/docs/primeira_impress__o_40/0

Publicação Impressa – Jornal
Editorial J – 53 agressões
Laísa Mendes da Silva e Camila Rosa Pereira
Faculdade de Comunicação Social (Famecos)/PUCRS
http://issuu.com/editorialj/docs/editorialj12/1?e=0/4861121

Publicação Impressa – Revista
Bandeiras
Airan Albino e equipe
Faculdade de Comunicação Social (Famecos)/PUCRS
http://issuu.com/airanalbino/docs/bandeiras


 .

Nenhum comentário: