11 de setembro de 2014

A pesquisa norteadora

Quando se pensa em fazer uma matéria o primeiro passo é pesquisar, coletar dados, fontes, depoimentos, tudo que possa contribuir para a produção do conteúdo. E quando pensamos em fazer uma revista? Qual o primeiro passo? O que fazer primeiro? Dar um nome? Criar a logo marca? Criar a identidade? Traçar um perfil?

E se a revista já existe? O que devemos fazer para impulsionar, para dar mais visibilidade ao material? A resposta seria traçar um perfil, descobrir quem é o público alvo do material. Por este motivo, entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro de 2014 realizamos uma pesquisa com a intenção de aperfeiçoar a Revista Exceção, descobrir quem lê o conteúdo produzido por nós, alunos do curso de Comunicação Social da Unisc, em especial da disciplina Jornalismo de Revista – disciplina em que a revista é produzida. Neste espaço de tempo 100 pessoas responderam o questionário que foi veiculado em redes sociais. Desta, 73 são do sexo feminino e 27 do sexo masculino.

Perguntamos também a idade dos entrevistados, maior público está entre 18 e 25 anos, com percentual de 72%. Com a pesquisa descobrimos também que 86% das pessoas que responderam nossa pesquisa, é solteiro. Até aqui podemos dizer o leitor da Revista Exceção são mulheres, em sua maioria, solteira e com idade ente 18 e 25 anos. No entanto, outros dados devem ser levados em consideração, somente 88 % das pessoas que respondera a pesquisa conhecem a revista e 69% leem a mesma.

O objetivo da entrevista não era somente encontrar, traçar o perfil do leitor da Revista Exceção, mas também descobrir o que o público alvo gostaria de ver na próxima edição da revista laboratório. Através da pesquisa, percebemos que este público quer participar mais da revista, quer produzir conteúdo, ver informações diferentes, o que não há em revistas tradicionais do mercado. Como já mencionado, a pesquisa tem por finalidade aperfeiçoar o produto produzido pelos alunos, deixar ela com a cara, com o jeito de cada produtor de conteúdo e com um pouco de cada leitor.

Nenhum comentário: