11 de setembro de 2014

Sobre o Jornalismo e a Moda

A moda como aspecto da vida, e parte da realidade das pessoas foi representada de muitas maneiras. Passando de sua funcionalidade primordial, logo passou a ser sinônimo de posicionamento social, distinguindo as pessoas por classes de acordo com suas vestimentas. Segundo Casadei (2012), a função social da moda mudou ao longo da história, e no momento em que esta passa a ser diferente, as novas publicações entram nesta onda. É quando surgem as primeiras publicações dedicadas exclusivamente à moda, como a Le Mercure Galant, de 1672. No entanto, revistas femininas anteriores já dedicavam algum espaço ao tema mesmo antes disto.

Casadei explica que a partir do século XIX existe uma grande expansão deste mercado, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. O uso da publicidade, associado às vendas de banca, ou de rua sem a obrigatoriedade de assinatura periódica fazem as vendas serem muito maiores. Outro atrativo da época eram as xilogravuras e ilustrações coloridas, que permitiam uma visualização mais completa dos modelos.

Já no século XX as adaptações são ainda mais bruscas, já que trazem em seu encalço uma sequência de mudanças na sociedade, depois da revolução industrial, e após a Primeira Guerra Mundial, a Crise de 29, e mais uma Guerra Mundial. Nesse período as mulheres ingressaram no mercado de trabalho e muitas adotaram os ideais do feminismo, deixando para trás as noções preconcebidas de vida, e a moda seguiu cada passo, os vestidos e saias passaram a encurtar, e as publicações seguiram de perto cada mudança.




Para Buitoni (1990) o século XX trouxe todas essas mudanças para a sociedade, e grande parte delas foi voltada às mulheres. As revistas passam a investir em editoriais de moda, abusando das fotografias, e a influência do cinema e da televisão na moda pautam as tendências. No Brasil, muitas publicações surgem, como a Revista da Semana, O Cruzeiro, Careta, Fon-Fon, Ilustração Brasileira, O Malho, O Tico-Tico, Eu sei Tudo, A Noite Ilustrada, Carioca, Vamos Ler, Vida Nova.


Todas estas revistas brasileiras acabaram se extinguindo com o tempo, no entanto, na contramão, muitas revistas que surgiram no século XIX existem até hoje,  por exemplo “em 1867, é publicada, nos Estados Unidos, a revista Harper’s Bazaar e, em 1892, a Vogue, consolidando um tipo de jornalismo de moda que é praticado ainda atualmente.” (CASADEI, 2012) A sobrevivência destas publicações por mais de um século mostra a forma que a moda ainda exerce em nossa sociedade, elas sofreram mudanças e alterações com o passar dos anos, e adequações para a publicação simultânea em diversos países no final do século XX, entrando ate mesmo em países árabes, africanos e orientais que possuem tendências de beleza bem diferentes.



Referências:
BUITONI, Dulcília Schroeder. Imprensa Feminina. São Paulo: Editora Ática, 1990.
Eliza Bachega Casadei .JORNALISMO DE MODA EM REVISTA: Momentos históricos do registro editorial da moda no Brasil no período anterior aos 60. 2012 Disponível aqui.

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