22 de agosto de 2010

Inspiração no Jornalismo Diversional


Piauí é o nome da minha revista preferida. Sou apaixonada pelo Jornalismo praticado nessa publicação. Reportagens longas, informações bem apuradas, texto envolvente e olhar diferenciado sobre as pautas. Tais características são raras no jornalismo brasileiro. Arrisco-me em dizer que só as encontrei na Piauí.

Idealizada pelo documentarista João Moreira Salles, a revista é mensal e foi lançada em 2006. Segundo o documentarista, o principal objetivo da Piauí é contar bem uma história. Para isso, o tratamento dado às reportagens geralmente assemelha-se ao de uma narrativa ficcional. Além disso, a maioria das pautas abordadas não são convencionais. A publicação usa poucas fotografias. Ilustrações são mais comuns.

Esses aspectos que me encantam na revista. Os textos são muito bons. Usam os recursos literários com maestria. Além de trazer conteúdo jornalístico, apresenta contos e poesia, ou seja, informa e entretém. Se jornalismo diversional está em voga, diria que a Piauí é o melhor exemplo do gênero no Brasil.

Acredito que todo o profissional que se identifica com esse tipo de jornalismo gostaria de trabalhar na Piauí. Portanto, me incluo nessa. Que mal tem sonhar, não é?

Quanto à Exceção, quero me inspirar no trabalho da Piauí. Estou muito feliz em participar desta disciplina. Acredito que ela seja a consolidação de todo um trabalho realizado ao longo do Curso de Jornalismo. Apesar disso ser muito bom, também me causa um pouco de ansiedade. Seja o que Deus quiser....

Um comentário:

Pedro Piccoli Garcia disse...

Piauí pra mim é um refúgio. Não que o jornalismo diário não tenha qualidades, lógico que tem, mas eu os procuro mais para me informar. Já na Piauí eu encontro tudo aquilo que a leitura de um livro me dá. E é aí que começa a aproximação com a literatura, sobre a qual a Emilin falou. Mas sem nunca perder de vista o jornalismo, principalmente no que toca os processos produtivos mas também o próprio perfil das pautas. Da primeira à última página de Piauí, o que tem-se ali é o singular do singular.