25 de agosto de 2010

Pra quem gosta de futebol!



Bom, estou aqui pra falar sobre a minha revista preferida atualmente. Digo atualmente porque sempre fui um leitor assíduo de revistas, e durante muito tempo tive assinatura de diversas. Superinteressante, Aventuras da História, Veja, Rooling Stone e Mundo Estranho são algumas. Hoje em dia mantenho assinatura apenas da Placar, que é a minha revista preferida. O motivo por essa preferência da Placar se deve apenas ao assunto que a revista trata...o futebol. Sou um amante do esporte e procuro me inteirar diariamente sobre o que está acontecendo nesse universo. Tenho na revista um escape quando quero relaxar e ler algo legal sobre o assunto.

Mas apesar de ser um leitor que gosta da revista, também não posso deixar de criticar. Há matérias e entrevistas primordiais em algumas edições, mas em outras há reportagens que são de uma pobreza sem tamanho. Parece que estão ali apenas para preencher espaço. Então quando vou ler a revista, primeiro procuro as reportagens de jornalistas que conheço o trabalho e sei que é bom, como por exemplo, o Ricardo Perrone. Na edição de agosto desse ano ele fez uma matéria muito legal intitulada "Os poderosos chefões", onde ele lista as 20 pessoas mais influentes no futebol brasileiro atual.

O ponto positivo que saliento da revista são as fotos e os infográficos. Eles sempre procuram trabalhar de forma diferente, e já ganharam prêmios por sua infografia. Voltando ao exemplo da matéria anterior, "Os poderosos chefões", eles trabalharam com a imagem de Don Corleone como pintura em tela segurando uma bola, e utilizaram um efeito de envelhecido nas fotos das 20 pessoas citadas. Outro ponto positivo são as edições históricas e especiais. Onde fazem um trabalho muito bacana aliando fotos, texto e trabalho gráfico. Como na edição de 100 anos do inter, que está na foto.

Esses são alguns dos motivos pelos quais leio e gosto da Placar. E como dica de leitura deixo a reportagem que citei, que está na edição de agosto desse mês. Muito boa para quem quer entender um pouco mais sobre o que há nos bastidores do futebol, e como a política está tão envolvida. Em 2010 a revista completou 40 anos e abaixo segue uma reportagem da Tv Cultura muito bacana.

4 comentários:

Lua Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lua Rodrigues disse...

Bom, devo confessar que nunca li a Placar. Como não sou muito fã de futebol, ela acaba passando despercebida. Mas pelo o que Nairo disse parece ser interessante pra quem procura informações sobre o assunto.

Willian disse...

Quando eu tinha oito anos, ganhei uma assinatura da Placar de presente de aniversário. Fui assinante até 2006.

Certamente a melhor revista de futebol do país e que influenciou diretamente na minha decisão de fazer jornalismo quando eu ainda era criança.

Pedro Piccoli Garcia disse...

Atesto minha ignorância: nunca cheguei nem perto da revista. Futebol é algo que, digamos assim, não está no meu leque de interesses mais imediatos.

Mas uma coisa me chama a atenção: apesar da "paixão incondicional" de boa parte dos brasileiros pelo futebol, parece-me que o assunto não ganha tanta evidência assim em revistas. Em jornais, tudo bem. Mas sequer as revistas generalistas costumam privilegiar temas relativos. E as especializadas, como a Placar, são poucas. Bem menos do que de cultura, comportamento, moda, enfim.

É isso mesmo ou estou viajando?