18 de agosto de 2010

A fotografia na National Geographic

Uma das propostas da nova Exceção, é valorizar a fotografia para além de apenas ilustrar uma reportagem. E não há como pensar em revista/fotografia sem lembrar da National Geographic. A fotografia, além de ser o grande trunfo da revista, também recebe muito investimento e, principalmente, espaço. Podemos não lembrar das matérias da revista, mas certamente de alguma imagem nos lembraremos. Como por exemplo esta ao lado, uma das capas de revista mais famosas do mundo. Além das belas imagens na versão impressa, no site encontramos muito mais: galerias de fotos (excelentes), papeis de parede, blogs dos fotógrafos, além de um espaço reservado aos registros do  leitor.

Rodrigo Baleia é um dos fotógrafos que colabora com a National Geographic. Ele é fotojornalista ambiental há mais de dez anos e trabalha regularmente para o grupo Greenpeace. Em julho de 2010, o site Dizorb elegeu as 48 melhores fotos da década e, entre elas está um registro do fotógrafo Rodrigo Baleia. Acompanhando seu blog percebo como é importante o repórter escrever sobre o processo, pois só aí temos a noção de tudo que está por trás de uma história.

Um comentário:

Pedro Piccoli Garcia disse...

Talvez o maior aprendizado que uma revista que investe em fotografia como a National nos deixe é de que as imagens podem funcionar para além de um complemento do texto. Claro que ela é isso também, mas convenhamos: os olhos dessa menina falam mais do que muitas palavras.

Bela lembrança, Luana!