2 de abril de 2009

Frase interessantíssima - mas não vale distorcer!

"Aprender jornalismo não é só aprender a escrever bem. Aprender jornalismo é aprender a conhecer o mundo objetivo. E conhecer o mundo em volta exige exercitar a mediação da inteligência." (Marcelo Canellas)

Quando li essa frase pela primeira vez, em meados do ano passado, no blog do meu amigo Elton Etges (vale uma visitinha: http://blogdoelton.wordpress.com/), concordei de cara. Ser jornalista é muito mais do que dominar a técnica. Concordo com quem diz que é preciso instinto, mas também não é só isso... Jornalismo é uma mistura. Exige técnica, instinto, paixão, vocação e (por que não?) uma pitada de sorte.

Mas, enfim... Esse texto não é para debater o que é preciso para ser jornalista, mas sim para lembrar algo que aconteceu na época. Lembro que fiquei estarrecida ao observar como uma declaração simples pode ser mal interpretada e distorcida.

Na época, lembro que uma colega "ignorou" a pequena palavra de duas letras da primeira frase. Na sua interpretação, ela esqueceu o "só" e alardeou que "até o repórter da Globo" concordava que era possível ser jornalista sem saber escrever bem, isso (perdoem o veneno, mas é verdade) porque ela mesma admitia que era incapaz de redigir um texto claro, coerente.

A bem da verdade, não sei porque me lembrei desse episódio hoje, mas decidi escrever sobre ele. Talvez sirva para mostrar como uma frase, por mais clara que seja, pode ter seu sentido alterado. Ou talvez porque eu simplesmente queria dizer novamente o meu argumento na época: é claro que ser jornalista não é só saber escrever, assim como ser enfermeiro não é só saber aplicar uma injeção. Escrever é para o jornalismo tão básico quanto fazer injeções é para a enfermagem. Escrever bem é apenas o começo, a base... Mas com certeza é INDISPENSÁVEL para a nossa profissão, exatamente como é indispensável a um enfermeiro saber dar uma simples injeção.


OBS-> Lembrei mais um possível motivo pra este post: acho que meu subconsciente queria que eu dissesse a vocês que sou muito perfeccionista com textos... Bom, tá avisado!

Nenhum comentário: