24 de abril de 2009

Dia 7 é dia de Diálogos da Comunicação

Repassando convite da coordenação do Departamento:

"O Departamento de Comunicação Social está retomando o projeto Diálogos da Comunicação. A primeira apresentação do semestre será a do professor Demétrio de Azeredo Soster, intitulada "O jornalismo em novos territórios conceituais: internet, midiatização e a reconfiguração dos sentidos midiáticos". Neste trabalho, Demétrio examina as transformações que estão ocorrendo no âmbito do jornalismo a partir de sua imbricação com outros sistemas.

A pesquisa, resultado de sua tese de doutorado, busca observar o que representam, ao jornalismo, estes novos territórios conceituais por meio de uma reflexão teórica do fenômeno da midiatização, bem como pelo estudo empírico de dois acontecimentos - o "Escândalo da Arbitragem" e o "Acidente da Gol". A questão está estruturada em três movimentos: o desenvolvimento do cenário em que a midiatização se estabelece, a complexificação deste cenário e, finalmente, a processualidade da midiatização.

Em sua pesquisa, Demétrio parte do pressuposto de que os dispositivos jornalístico-comunicacionais, - neste estudo entendidos como os jornais e as revistas impressos, o rádio e a televisão, e, mais recentemente, os webjornais e os blogs de natureza jornalística -, não são apenas vetores de midiatização. Ao possibilitar que se instaure, por meio de suas operações, que são de natureza tecnológica, mas também sócio-discursivas, uma nova ambientação na sociedade, e, nela, no jornalismo, acabam sendo afetados pela processualidade da midiatização, midiatizando-se. Complexificam-se, assim, formas e processos desenvolvidos ao longo de pelo menos 300 anos de evolução, o que requer novas gramáticas interpretativas.

O encontro ocorre dia 07 de maio, às 14h30min, na sala 1507. Contamos com a presença de todos e solicitamos que divulguem o evento para os seus alunos, monitores, bolsistas e demais interessados no tema".

Nenhum comentário: