6 de outubro de 2014

Como fazer um editorial de moda

Na experiência de aluna de jornalismo se aventurando no mundo dos editoriais de moda, aprendi uma ou duas coisinhas fotografando o ensaio desta edição, segue uma receitinha para quem quiser inspiração.

Ingredientes:

Um tema
Um local
Uma câmera
Um ou mais modelos
Roupas e adereços


 Modo de preparo:

Para escolher o tema, é só levar em consideração as condições, se encaixa com o local, a modelo e se é possível conseguir recursos para complementar as fotos, como roupas ou objetos. Viabilizada esta parte, qualquer tema pode ser representado em um editorial de moda. É interessante escolher um tema com uma história, para que as fotos contenham uma narrativa que não está implícita.



Para tirar fotos, é preciso ter uma câmera, mas sem desespero. O olho do fotógrafo é muito mais importante do que o modelo da câmera, e mesmo que os recursos e funcionalidades ajudem, não valem nada se o todo não estiver arranjado, tudo tem que estar interligado.

O local precisa combinar com o tema e deve ser pensado de acordo com as condições, por exemplo, as fotos são externas ou internas, o que vai combinar mais com a proposta original que foi pensada? E em seguida é só partir para a busca pelo local que pode ser usado, conferir se vai estar disponível na data que se precisa e que tenha um visual interessante. As vezes os locais podem surpreender, e se mostrar grandes cenários, mesmo que não tivessem nada de especial a princípio.



Alguém vai ser fotografado no editorial, para isso é só pensar em pessoas que tenham o perfil do tema, se não existir um perfil, tanto melhor, qualquer pessoa serve. Busque modelos com rostos expressivos e que tenham familiaridade com a câmera para um trabalho mais fácil, do contrário só vai ser um pouco mais difícil direcionar a pessoa, ou garantir que ela aja com naturalidade na hora dos cliques.

Ainda dentro do tema é hora de buscar as roupas, acessórios e objetos que vão ser usados nas fotos. Vale a pena garimpar com amigos e conhecidos por coisas diferentes, que vão agregar valor ao trabalho como um todo. As vezes um detalhe pode fazer toda a diferença em uma imagem, além que de os adereços são o complemento que coloca o tema explicitamente no editorial.



No geral, é planejar com antecedência alguns aspectos do editorial, que são fundamentais e de resto o clima no dia das fotos rende o restante. A partir do tema é importante ler sobre ele, além de buscar inspiração com outras fotografias, que ofereçam ideias de composição, foco, poses, e demais elementos. Caso seja interessante, o cabelo e a maquiagem também compõe o look da pessoa a ser fotografada. Tente manter a pessoa relaxada para obter capturas o mais naturais quanto possível. Se precisar de ajuda com a produção, leve alguém que não vá atrapalhar, que tenha boas ideias e não vá constranger a pessoa fotografada. Tente aproveitar a luz natural, se não for possível use formas inovadoras de iluminação, e preste atenção especial a este elemento.

Bom apetite!

Nenhum comentário: