17 de outubro de 2014

A importância da fotografia em preto e branco

Todo objeto tecnológico existente, começou de forma rudimentar. Pode ser difícil pensar que um celular capaz de fotografar, filmar, fazer ligações, acessar internet e com outras funções era maior que um tijolo e incapaz de fazer mais de uma função. Da mesma forma outros objetos se modernizaram e atualmente a maioria os possui.
Todavia há alguns aparelhos tecnológicos, altamente desenvolvidos e que ainda possuem um viés no que o fez tornar-se tão popular. É o caso da máquina fotográfica, por mais tipos e variações de cores que a mesma possa captar, ainda tem quem prefira fotografar em preto e branco. A fotografia nasceu na década de 1830 e ainda hoje matem uma estrutura baseada em seus primórdios.
A fotografia em preto e braço possui, de certa forma, mais elementos do que a colorida. Isto se deve aos tons de cinza, pois a fotografia colorida só surgiu e se popularizou na década de 1960, levando a um novo contexto fotográfico, onde a exploração da luz, cor ou sobra eram possíveis, todavia é imprescindível a reflexão de como a fotografia preto e branco sobreviveu a este processo de modernização.

A fotografia em preto e branco sobreviveu graças ao seu charme, pois ela era usada principalmente em revistas para ensaios fotográficos. Há também quem prefira uma foto em preto e branco para ilustrar uma matéria sobre pobreza, abandono, solidão entre outras situações emocionais, este tipo de foto sempre será relembrado, pois ela está de certo modo veiculada com nossas emoções mais profundas. 
imagem da internet Clélia, num dia frio e cinza, São Paulo, 2013  imagem disponível no site:   
http://www.yuribittar.com/new/index.php/outros-textos-e-projetos/fotografia/11-fotopb

Nenhum comentário: