2 de outubro de 2014

A sua cidade tem revista?

O curso de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) reúne estudantes de diversos municípios da região, além dos santa-cruzenses. Cidades como Venâncio Aires, Rio Pardo, Candelária, Cachoeira do Sul, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul e Sobradinho (se eu esqueci de algum em especial, digam haha) tem acadêmicos no curso.

Todas estas cidades possuem seus meios de comunicação. Algumas tem o jornal como o veículo mais forte. Outras apostam no rádio para levar informação para a comunidade. Há espaço também para as revistas. Nas bancas, encontramos aquelas tradicionais: Veja, Época, IstoÉ, Placar, Caras, etc. Mas estas são revistas de circulação nacional. E os conteúdos locais?

É bem difícil encontrarmos revistas produzidas nos (e para os) municípios do interior. Na minha terra, Cachoeira, por exemplo, há duas: a Revista Linda e o Planeta Arroz, ambas publicações do Grupo Vieira da Cunha (GVC), o mesmo que comanda o Jornal do Povo. Mas são revistas que não alcançam a todos os públicos, diferente de uma Veja, por exemplo (ainda que de maneira questionável).

Edição de agosto/2014 da Revista Linda
Crédito: Reprodução

A Revista Linda surgiu em 2007, com o slogan Bonita e Inteligente. O foco da revista é o leitor cachoeirense, através de temas como saúde, beleza, moda e trabalho, além de entrevistas com pessoas da comunidade e um espaço com fotos de quem frequenta as festas da cidade, parecido com as colunas sociais de jornais. A revista, que circula mensalmente, é editada pelas jornalistas Rafaela Vieira da Cunha (formada pela Unisc) e Cristina Sausen.

Já o Planeta Arroz, de caráter trimestral, tem este nome justamente porque possui um público-alvo mais específico: o produtor rural, fazendo jus ao título da cidade, de Capital Nacional do Arroz. Ela foi lançada em 2000 e diferente da outra publicação do GVC, circula em todo o Rio Grande do Sul e também em outros seis estados: Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.


Planeta Arroz já está nas bancas há 14 anos
Crédito: Reprodução

São duas revistas que, apesar de não agradarem a todos os públicos, se mantém com o tempo. Agora lanço a pergunta: a sua cidade tem uma revista?

Um comentário:

Leticia disse...

Mateus, é verdade. E nós, acadêmicos, estamos dispostos a incentivar esta produção. Em breve compartilho um pouco da história de Venâncio Aires e as revistas que já tivemos por aqui.