6 de novembro de 2013

Verde-Oliva: a Revista do Exército Brasileiro

Em formato tablóide, a revista Verde-Oliva foi criada, inicialmente, em 23 de maio de 1973 e editada pelo Centro de Relações Públicas do Exército. Mas de 1976 em diante, a responsável em publicar e divulgar o informativo foi à Assessoria de Relações Públicas, precursora do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).

Foto: Divulgação
Através de uma publicação simples e com apenas duas cores, o periódico era uma forma de melhorar a comunicação com o publico interno, publicando notícias a respeito das atividades do Exército. A partir da década de 80 algumas edições parcialmente coloridas começaram a circular e a edição de número 73 foi um divisor de águas. O Centro de Comunicação Social do Exército, por meio de novas técnicas, decidiu dar um novo visual à Verde-Oliva e além disso foi definido que a revista não ficaria mais como apenas arquivo de coleção e sim seria divulgada e circulada.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A evolução do informativo era perceptível, tanto que em agosto de 1982, a número 77 trouxe uma edição completamente em cores e com maior número de páginas até então, 20 no total. Agora, o objetivo era atrair, também, o público externo.

Uma década após sua criação, a Verde-Oliva foi totalmente renovada, na redação de texto, desenhos, fotografias, diagramação, periodicidade, número de páginas, divulgação de novas idéias e novos leitores.
Foto: Divulgação

Após 20 anos de existência e já considerada uma das melhores do gênero, a edição número 114 de 1985 marcou a passagem de informativo para Revista “Verde-Oliva", agora, com uma tiragem de 50 mil exemplares, periodicidade quadrimestral e com 34 páginas. Procurando, dessa forma, divulgar de forma eficiente as atividades dos militares.

Atualmente, a equipe responsável pela revista utiliza a tecnologia como forma de aprimorar, cada vez mais, as edições, conservando sempre a credibilidade do Exército Brasileiro perante públicos interno e externo.

Para visualizar algumas edições da Revista Verde-Oliva clique aqui.

Fonte: Revista Verde-Oliva

Nenhum comentário: