27 de novembro de 2013

Para os aventureiros de plantão

Para quem gosta de viagens, aí vai uma dica de revista: a Viajar pelo Mundo é uma publicação da Editora Emporium de Ideias, em São Paulo, lançada mensalmente e que possui até agora, 52 edições, ou seja, é recente no mercado de revistas.

As pautas da revista são baseadas em roteiros de viagem nacionais e internacionais, contados pelos repórteres, dica para um intercâmbio e turismo melhor, maneiras de levar o dinheiro, o que fazer em caso de perda de documentos no exterior. Enfim, as matérias passam todo o processo para um melhor aproveitamento de viagem.

Há cinco meses, entrei em contato por e-mail com a redação da revista para a realização de um trabalho acadêmico. Fui informada de algo que chamou atenção: é raro encontrar os repórteres na redação, afinal, eles estão sempre viajando. Ou seja, a produção é toda da equipe da revista, sem releases de agências ou, como a maioria das publicações sobre turismo faz, fotos de viagens e textos de leitores. Na leitura das matérias é possível perceber isso. A maioria é escrita em primeira pessoa, relatando cada passo que o repórter dá em suas viagens, desde as dificuldades encontradas em outro país até os benefícios que os visitantes podem usufruir naquele local.

Sobre a capa: todo mês, a Viajar disponibiliza duas opções de capa. O leitor pode escolher a foto de duas alternativas de viagens que são matérias destaque naquela edição da revista. Para quem, assim como eu, ama viajar, é um prato cheio.

 Na foto, a edição de fevereiro da Viajar, que trouxe duas matérias destaque para as capas: uma, sobre a cidade de Cuzco, no Peru e outra sobre o estado da Califórnia, nos EUA, com a Golden Gate Bridge, em San Francisco, na foto. Quem adivinha qual é minha preferida?

Nenhum comentário: