9 de setembro de 2010

Para conquistar a liberdade

Há pouco entrevistei o Padre Osvaldo Carballosa Gonzáles, para a reportagem que está em produção para a Exceção. A tarde está bem agradável em Esmeralda e nossa conversa aconteceu na Casa Canônica, ao lado da Igreja. Tive a oportunidade de ouvir relatos interessantes sobre sua vida em Cuba e depois, a experiência de viver em outros países até chegar ao Brasil.

Pelo que pude perceber, viver em um país regido por uma ditadura, onde a vontade do Estado é imposta, não é nada fácil. O elemento que vai de encontro ao regime e serve como resposta à opressão é a fé. Foi na devoção ao sagrado que Osvaldo se agarrou como forma de superar a perda da liberdade para almejá-la. Na República Dominicana, a fase de formação para a vida religiosa. No Brasil, a liberdade que nunca fez parte de sua vida agora é realidade. 

As diferenças entre Cuba e Brasil são grandes e por isso, Osvaldo precisou fazer uma readaptação para se integrar ao novo modo de vida. Tentei gravar imagens com ele, relatando sobre passagens curiosas, mas o padre não quis. Mais tarde, vou à missa e farei outra tentativa para registrá-lo em seu ofício perante os fiéis da comunidade.

Nenhum comentário: