12 de setembro de 2010

Respeito à cultura

Estava pensando a respeito da sociedade atual e me surgiram algumas dúvidas. O que identifica um povo? Como a sociedade preserva sua história e mantém vivas as suas memórias mais importantes? Confesso que curiosidade eu sempre tive, mas nunca havia pensado tanto a respeito!

Comentando com amigos e parentes, chegamos a uma conclusão lógica. A cultura é parte essencial do povo. Acredito que a cultura seja o elemento mais importante para manutenção da memória e da tradição de qualquer povo. Cultura, no seu sentido mais amplo, envolve tradição, história, religião, vestimentas, hábitos, costumes, comemorações, alimentação e formas de praticar atos.

Todo povo, por mais recente ou mais antigo que seja, possui sim cultura. Cabe aos outros respeitar a cultura de cada povo. Lembrando, ainda, que extremismos geralmente não são bem aceitos. Temos como exemplo recente e marcante o incidente de 11 de setembro, nos Estados Unidos, com as torres gêmeas. Na última semana um pastor americano divulgou que pretendia queimar o Alcorão, livro sagrado dos islâmicos, para demonstrar sua inconformidade com o incidente terrorista.


Felizmente o bom senso falou mais alto, pela voz de muitas pessoas inclusive do presidente Obama. O pastor não queimou o Alcorão. É claro que os terroristas não estavam certos em provocar o incidente, mas não podemos culpar outras pessoas que não estavam envolvidas no caso e nem mesmo generalizar a responsabilidade. Sem provas não há como condenar alguém. Pelo contrário, devemos respeitar todas as culturas, religiões, histórias, costumes e hábitos como se fossem nossos.

Nenhum comentário: