9 de março de 2009

Pequenos "Grandes" detalhes

Esse clichê não me deixa incomodada, muito pelo contrário. Sou estudante do curso há exatos 7 anos e trabalho como repórter há 4. Durante esse tempo, consegui ganhar experiência pelas inúmeras reportagens que fiz, algumas boas, outras nem tanto... Sempre é válido ter auto-crítica, mas ela nunca pode ser o extremo, aliás nada pode ser visto a partir de pólos opostos. Mas voltando ao assunto que me leva a postar, hoje vejo o quanto o tempo é bom. Como ele nos faz rever conceitos, marcar, sublinhar e avançar nas linhas dessa vidinha "quase ingrata". Na minha concepção, acredito que o feeling, o conhecido e discutido faro, é percebido quando o profissional tem capacidade de enxergar um pouco além do que está posto. Isso você já leu antes, certo? Ok. Mas quem realmente treina seu olhar? Quem é jornalista 24h? Quantos passam pela rua e simplesmente ignoram o que é mais evidente, justamente por ser banal? São essas perguntas que me instigam, que me levam a tentar sempre o "diferente". Sou defensora da hipótese de que qualquer pauta, se bem trabalhada - e isso inclui um planejamento prévio e conhecimento do assunto - pode render e muito. Passei quase que toda a minha vida acadêmica sonhando com A GRANDE PAUTA. Endeusei assuntos, ignorei outros...é típico. Hoje consigo perceber que técnica e talento precisam andar juntos. Sem a técnica não há como "descobrir" o talento. É uma questão lógica, pelo menos a meu entender.
Enfim, faço essas considerações para lembrar que as melhores pautas podem estar ao nosso lado, dando o maior "mole", escondidas atrás de rostos e de acontecimentos.
"Se o cachorro morde o homem não é notícia, mas se o homem morde o cachorro é sim notícia". Deixo assim a derradeira pergunta: "E se o cão for um Pit Bull, ainda não é notícia?"...Vale a pena refletir...
Abraço a todos e uma ótima semana, de preferência com muitas pautas hehehehe...

Nenhum comentário: