26 de outubro de 2013

Inovar para que?

Com o tema, Inovação em tempos de colapso, Denis Russo Burgierman, jornalista e diretor de redação das revistas Super Interessante e Vida Simples, palestrou, segunda à noite, no auditório central da Universidade de Santa Cruz (Unisc) para realizar a abertura da XIX Semana de Iniciação Científica e IV Salão de Ensino e Extensão.

Sua fala partiu do princípio em que vivemos em um mundo onde tudo parece estar obsoleto e repetitivo e a necessidade de inovação se faz presente em diversas áreas cada vez mais. Destaca que a linha de montagem instaurada por diversas empresas facilitou o acesso a determinados produtos, porém, criou uma processo produtivo linear, padronizado, sem novidade, dentro de um planejamento rígido.

Por muito tempo pode-se perceber o fato citado por Denis em diversos meios de comunicação, onde as empresas de comunicação não apresentavam algo realmente interessante e diferente aos leitores.

Entretanto, o que se busca na disciplina da Revista Exceção é o que o jornalista chama de lógica de uma sociedade complexa, onde através de um processo sistêmico possa-se enxergar amplamente a história e o cenário que está posto na nossa frente, sem nos apegarmos a detalhes irrelevantes, onde exista uma produção diversa utilizando o recurso da multidisciplinaridade, procurando dessa forma a tão famosa inovação, aquele elemento singular das histórias que escutamos quando entrevistamos nossas fontes. E assim apresentarmos um texto atraente e diferente aos nossos leitores, ao contrário do que eles estão acostumados.
Foto: Agência A4 de Jornalismo

Nenhum comentário: