30 de outubro de 2013

Capa: a página mais importante?

Para atrair o leitor na banca, a capa precisa transmitir a identidade e o conteúdo da publicação, de forma a deter o leitor, levá-lo a pegar o exemplar, abri-lo e comprá-lo. O consumidor, em geral, leva poucos segundos para analisar a publicação e decidir entre comprá-la ou não, lê-la ou não. Por isso, uma capa tem de ser muito boa para captar a atenção do leitor potencial.

A capa, além de “vender” a edição, determina se o exemplar será aberto imediatamente, mais tarde ou nunca. No livro ‘A arte de editar revistas’, Fatima Ali considera que surpreender o leitor é o que de melhor uma capa pode fazer. “Tempo e energia são dedicados para buscar palavras e imagens que melhor produzem a mágica da capa ou uma capa mágica.”

Por tudo isso, sim, pode se falar que a capa é a página mais importante de uma revista. Abaixo, você confere alguns exemplos de capa.

The Economist traz imagem de forma bem-humorada

Capa da Veja aposta no impacto da imagem junto ao leitor

Ilustração também garante capas criativas e de impacto visual

Newsweek traz um rosto com o olhar fixo no leitor

Créditos: Divulgação

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