17 de outubro de 2013

A Educomunicação em destaque

A utilização dos meios de comunicação com objetivos educacionais é crescente na atualidade. A inter-relação entre comunicação e educação, ou simplesmente Educomunicação, que consiste em educar com a mídia, tanto pelo processo educacional quanto pela questão da expressão comunicativa adotados, reforça o papel social dos comunicadores no auxílio à promoção do conhecimento.

Através do jornalismo, há a possibilidade de transmitir informações de uma forma simples e esclarecedora ao público. Ao dialogar com outras áreas do saber e repassar tais conhecimentos, o jornalista contribui para o processo de ‘educação pela comunicação’. O conteúdo produzido com viés educativo demonstra que o educar não se dá apenas na escola, mas também através do contato com os meios de comunicação.


A contribuição da revista Comunicação & Educação

A revista Comunicação & Educação é uma publicação semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) na área da comunicação e educação, publicada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O periódico, hoje, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da Educomunicação e tem contribuído com as discussões acerca do tema.

Além disso, em 2012, a revista foi incluída entre as cem mais impactantes do mundo na área da pesquisa em comunicação, encontrando-se em quarto lugar, neste gênero, no Brasil. É o que informa pesquisa bibliométrica do grupo EC3 (Evaluación de la Ciencia y de la Comunicación Científica), da Universidade de Granada, Espanha, após analisar 216 publicações internacionais com maior reconhecimento, como fonte bibliográfica, em dissertações e teses.

Crédito: Divulgação

CONHEÇA

A revista traz em sua nova edição um conjunto de temas cuja abordagem é de conhecimento obrigatório para aqueles que atuam na interface Comunicação/Educação. Para conhecê-la, assim como as edições anteriores, acesse o portal do periódico

Crédito: Divulgação



Nenhum comentário: