21 de outubro de 2008

Retornando ao texto - parte 2

Eu e Ondina, durante a gravação do documentário do Hospital Santa Cruz

Como comecei contando neste post aqui, após a morte da fonte da minha matéria tive de retornar ao texto, para mudá-lo. Percebi que não podia mais ser aquele texto, ela estava muito presente nele, a sugestão da minha editora Leticia tinha sido talvez mudar o final, até tentei, mas não deu. Ela estava viva em todo texto e não podia, de repente morrer no último. Então parti para o início da reportagem, reli ela, parte por parte.

A dor me acompanhava, e as soluções pareciam fugir de mim, pelo mesmo corredor que um dia eu as havia encontrado. Como já contei, resolvi me entregar a emoção da perda de Dona Ondina e assim encontrar o tom. Permiti-me sofrer, permiti-me sentir totalmente sua perda, para encontar esse sentimento no texto. Se a primeira versão tinha uma felicidade, um encanto de quem havia vivido muito e ainda queria viver mais, a nova versão tinha um tom de despedida, despedida de todos os momentos, de todas as características que fazia de Ondina única, faziam dela uma exceção.

Mas não pense que se tornou um texto deprimente ou pessimista. Nenhuma reportagem sobre Ondina poderia conter isso. Ela era felicidade, luz, encanto. Sua morte não apaga nenhum desses traços, só os torna ainda mais especiais. A nova reportagem é uma ode a alguém que viveu a vida sempre sendo uma exceção e que, se a primeira vista parecia ser uma pessoa sozinha, desnudava-se como alguém que nunca esteve sozinha na vida, porque sempre teve pessoas ou maravilhosas lembranças ao seu lado.

Posso afirmar que mudou o tom e o tempo verbal. E se o outro texto me enchia de esperança e encanto, esse não fica nada atrás. Os sentimentos ficaram apenas mais complexos, a esperança e o encanto continuam, mas ainda mais, um desejo de que essa reportagem possa manter Ondina viva na memória de todos, daqueles que a conheciam e daqueles que a vão conhecer por meio da revista. A mulher das lembranças, merece para sempre ser lembrada.

Nenhum comentário: