22 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação será na terça

Em Santa Cruz do Sul, a mostra do Dia Internacional da Animação acontece no dia 28 de outubro, próxima terça-feira, na Casa das Artes Regina Simonis. O evento se inicia às 19h30min, tem entrada franca e aberta, e conta com a exibição de duas horas de filmes, com curtas-metragens estrangeiros - coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos - e nacionais. O evento acontece em diversos países nesse mesmo dia e horário e há três anos, Santa Cruz também faz parte do circuito. Na cidade, quem organiza a mostra é o curso de Comunicação Social, a Associação dos Amigos do Cinema, a Pró-cultura e a Taos.

O evento tem como principal objetivo difundir o cinema de animação atraindo novos públicos, proporcionando aos seus expectadores o acesso à arte cinematográfica. A data foi escolhida porque foi nela que, em 1892, foi realizada a primeira pública de imagens animadas no mundo, a partir de Paris. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008, o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este ano, o DIA – como é chamado - conta com mais de 150 cidades participantes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A Mostra é o maior evento simultâneo do gênero no país. Este ano, na mostra nacional estão dois filmes gaúchos, X Coração, com direção Lisandro Santos, e Primogênito Complexo, de direção Tomás Creus e Lavinia Chianelo. Os filmes curtas-metragens brasileiros também serão enviado para os 51 países integrantes da ASIFA.

Informações exibição Sta Cruz: José Arlei Cardoso (9996-8298) e Curso de Comunicação Social (3717-7383).

Nenhum comentário: