9 de dezembro de 2010

Fazer um intercâmbio é conhecer exceções

Vim para Portugal antes de acabar o semestre letivo da Unisc. Ou seja, perdi os últimos momentos de produção da revista Exceção. No entanto, dexei a minha parte toda concluída - que incluía uma reportagem, a diagramação da revista e a subedição do blog, e ainda gravei minha fala para o documentário. E foi por um bom motivo. Vim descobrir exceções à regra.

Muitos podem achar que, só porque Portugal e Brasil possuem a mesma língua e nós fomos "descobertos" pelos portugueses, que tudo é parecido. Engananm-se, no entanto. Já na fala, temos muitas diferenças que se impuseram com a distância imposta pelo Atlântico e pelo tempo. Trago aqui algumas gírias e expressões que aprendi em 11 dias de intercâmbio.

Fixe: legal!

Brutal: demais, estupendo!

Giro (a): bonito (a)

Pai Natal: Papai Noel

Semilhas: batatas

Cum´catano: poxa!

Gajo: rapaz

Cachopo (a): moleque

Rapariga: menina

Puto: menino
 
As exceções não para pr aí. A gastronomia é um tanto diferenta também. Muito seca - creio que eles não gostam de molhos - e regada a todos tipo de peixe. O café da manhã da Pousada, chamado por eles de "pequeno almoço", é muito parecido - apesar do pão ser demasiado seco. Já o almoço e a janta que fazemos na cantina da Escola, só começam depois de umas colheradas de sopa. A bivida que acompanha é o "sumo" (suco).
 
Os hábitos também se diferem em alguns sentidos. Por exemplo, as aulas da universidade só começam depois das 9h, mas a maioria é as 10h ou às 11h. O que estou pensandoem sugerir para o seu Tomé... Ah, e credito a isso o motivo de eles curtirem muito a noite por aqui. Barzinhos, cafés e festas todas as noites.
 
Bom, é impossível resumir em uma postagem essa experiência incrível que estou vivendo nas terras d´além mar. Mas deixo algumas fotos para poderem ter uma noção.


Tiago, Mariana, Gibran e eu em Abrantes


No bar Tabuinhas com amigos portugueses e italianos

Em Lisboa, eu Pica e Mary
Fazendo pedido numa fonte de Lisboa
Curtindo a noite lisboeta, já em clima natalino
No Estádio da Luz, pertencente ao time lisboeto Benfica
À espera do "comboio" (trem elétrico) para voltar para Abrantes de Lisboa
Conhecemos a emissora de TV RTV



















2 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Estamos com saudades de você, rapariga!

josefa disse...

Adorei o blog convido-a para seguir o meu...beijos.