6 de dezembro de 2010

FIQUE ATENTO AOS BENEFÍCIOS DO CILICSMO

A bicicleta é um meio de transporte utilizado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Além de oferecer uma alternativa ao tráfego congestionado das grandes cidades, o ciclismo, desde que praticado de forma correta, pode ajudar a emagrecer e a ficar em forma para o verão.

No meio esportivo, diversas competições se utilizam da bicicleta: triatlo, decatlo, ciclismo, mountain bike e BMX. Nas academias, o spinning é bastante utilizado pelos amantes do esporte. Mas há também a bicicleta ergométrica, um ótimo exercício.



Aguns benefícios da atividade: reduz o colesterol, a pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores.

Agumas precauções: itens de segurança são essenciais para um passeio legal. Capacete, óculos (protege não só dos raios solares, mas de insetos e poeira) e luvas(são as mãos que tocam primeiro o chão), são alguns deles. Mesmo assim, não podemos esquecer que para pedalar á noite devemos usar sinalizadores e farol na bike. E nunca deixar de usar um protetor solar, seja contra o sol ou a sombra.

Principiantes devem começar a pedalar por ruas traquilas até desenvolverem a confiança para enfrentar o trânsito. No início o interessante é pedalar em locais planos, por 30 minutos em média. Após um mês, o ritmo pode se acelerar e o tempo pode durar até uma hora. Mas vá com calma: comece, durante os primeiros 15 minutos, pedalando em ritmo lento. Pedale três vezes por semana, em dias intercalados.



Fique esperto: uma dica importante é usar roupas claras ou coloridas. Isso facilita a visualização dos motoristas. Fique atento com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha ré e pedestres distraídos cruzando a rua.

Alimente-se com uma fruta ou suco 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Beba pequenas quantidades de água filtrada.

Nenhum comentário: