26 de junho de 2012

Do Tio dos Balaios a João Moreira Salles, orgulho de ser o primeiro...

Queria expressar aqui meu sentimento de satisfação e dever cumprido. No início do semestre me coloquei disposição da turma para produzir alguma coisa em aúdio para apenas postarmos no blog. Pensei em algo que envolvesse toda, ou pelo menos, grande parte da turma. Logo me veio a idéia de algo que desse um ar de bastidores, algo em torno de um making of.  Beleza, tudo certo. Idéia na cabeça, gravador na mão.Pedí, um a um, que desse um esboço do que estaria por vir nas matérias da Exceção. Fiz a coleta dos depoimentos da turma e do professor. Material na mão, era hora de fazer um texto, era hora de colocar nas entrelinhas do roteiro aquilo que ligaria um depoimento ao outro e que daria sustento a idéia inicial. Consegui. Locução feita era hora de escolher uma trilha e fazer uma vinheta de abertura. Sony Sound Forge e Sony Vegas abertos no computador, mixar, montar e exportar. Nascia o primeiro de 11 programas que durante 11 semanas me instigaram a buscar um conteúdo para apresentar àqueles que acompanham o trabalho da turma no processo de produção da nossa Revista Exceção.

O Programa trouxe o mais sincero depoimento de um senhro que faz balaios de cipó para sobreiver, contrastando com sábios ensinamentos de ninguém menos que João Moreira Salles, o pai da Piauí. Cada semana um desafio, cada semana uma idéia, entrevistas, problemas com o horário do laboratóri, correria para editar, consilhar, cavocar tempo para que nas quintas-feiras a partir das 9 horas a Rádio A4 podesse colocar no ar, aquele que era apenas para ser uma mostra em aúdio do trabalho da turma. Demétrio Soster me lançou, naquela tarde de quarta feira, o desafio de tornar o programa semanal para ir ao ar na nossa web rádio. Obrigado pela confiança, obrigado pela oportunidade de me tornar pioneiro em um projeto que espero e desejo sinceramente que tenha continuidade com as próximas turmas de Jornalismo de Revista. Que outros assim como eu possam aprender na prática o prazer e a dor de cumprir com a palavra, de aprender como se faz um jornalismo paralelo ao convencional mas que fala do próprio fazer jornalístico. Que outros possam ser este elo entre as mídias disponíveis das quais utilizamos no programa: o Rádio, a Web e a Revista. Não sou inteligente o suficiente que não tenha ainda um infinidade coisas para aprender, tampouco leigo de modo a não poder ensinar. Assim me coloco a disposição de gerações futuras de acadêmicos da disciplina de Jornalismo de Revista para que juntos possamos dar continuidade a este projeto. Obrigado!

3 comentários:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

quem agradece somos nós, meu amigo; seu trabalho certamente estabeleceu diferença para melhor. parabéns!

Jaqueline de Lara Gomes disse...

Lucão, muito bom! Fico feliz de fazer parte desse trabalho, acompanhar tua dedicação em mostrar o que a tua está fazendo, valorizando a caminhada de cada um. Com o Tio dos Balaios, aprendi tanto quanto com as palavras de João Moreira Salles. Por tudo o que se passou e ainda segue neste semestre, digo que tem sido um dos melhores da minha vida acadêmica!
Parabéns, Lucão!

Angélica Weise disse...

Muito legal o seu trabalho Lucão!