26 de junho de 2012

Muniz Sodré no Roda Viva


Pessoal, ontem no tradicional programa Roda Viva exibido pela TV Cultura, o convidado foi o jornalista, professor e sociólogo Muniz Sodré. O jornalista é autor de mais de trinta livros sobre comunicação e jornalismo. E aproveito o espaço do blog para divulgar um pouco dessa entrevista, que em minha opinião achei fantástica!
Ele não falou exatamente sobre jornalismo de revista, ou até sobre reportagens, mas a entrevista em sí é muito importante para nós comunicadores que lidamos também com a questão da educação.

O centro da conversa foram três pontos: ensino, informação e educação. O último livro de Sodré, é "Reinventando a educação", no qual ele critica o modelo no Brasil. No início do programa  Muniz começa apontando a valorização do professor e alerta que vivemos um momento de total desprestígio.
Em sua opinião, Muniz acredita que se deve  incentivar a pesquisa e que é necessário o país encontrar seu próprio modelo.

Em relação a TV, Muniz afirma que nunca se gastou com tanto entretenimento assim, e aponta que a TV funciona como persuasão. E para encerrar o programa de quase uma hora e meia, ele disse que o atual momento da imprensa brasileira, a internet modifica a identidade jornalística.

Foi um ótimo bate papo, de muitas reflexões e apontamentos.
Para quem quiser assistir a entrevista completa o vídeo segue logo abaixo.
Vale a pena!









Nenhum comentário: