O exemplar é antigo, já sem capa, porém o conteúdo é bastante rico. A data no rodapé da página não me deixa mentir: trata-se da revista O Cruzeiro, de 18 de maio de 1957.
Uma das matérias veículadas na edição, em especial, me chamou atenção. Com o título "O Rio está desabando", ela retrata a realidade das construções civis dá época na capital do país, que até então, era o Rio de Janeiro, como podemos identificar no início do texto: "Vinte prédios já desabaram nos últimos onze anos, no Distrito Federal. De quem é a culpa?"
O texto é de Moacyr de Lacerda, e as fotos de Jorge Audi e Geraldo Viola. A reportagem ocupa nada menos do que 6 páginas da revista, sendo duas delas cobertas por enormes fotografias. Esse é, aliás, um recurso muito utilizado (desde aquela época) nas revistas, o uso de muitas imagens. A reportagem termina com uma lista de endereços dos 20 prédios que já desabaram no Rio, e logo em seguida, a frase: "Até quando prosseguirá a criminosa lista?"
Segue uma fotografia da matéria, para ilustrar melhor a minha fala:
Para quem tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e o conteúdo da revista O Cruzeiro, fica aqui a dica. Vale a pena!
Um comentário:
Que legal, Ana; leva para a aula para que possamos lê-la também!
Postar um comentário