16 de agosto de 2011

O Vogue e a Vogue

A Revista Vogue, ícone no mundo da moda, foi uma das grandes influenciadoras de um dos mais recentes estilos de danças urbanas (Street Dances). Tanto é que a dança levou o nome da Revista, Vogue.

O Vogue (estilo de dança), surgiu na década de 80, em Nova York. Na época, os jovens que sofriam três tipos de preconceitos (por serem negros, pobres e gays) se juntaram sob a orientação de homossexuais já mais maduros e formaram as houses (casas), que funcionavam como verdadeiras famílias.

Nas houses, aconteciam diversos tipos de concursos, que tinham como objetivo, na verdade, reforçar a auto-estima daqueles jovens excluídos socialmente. Os homossexuais que faziam parte das houses tinham a mais profunda admiração pelas mulheres que apareciam na capa da Revista Vogue. Mais do que isso: sonhavam em ser como elas.

A partir disso, nos concursos desenvolvidos nas houses, chamados de balls, foi surgindo, principalmente por meio de um integrante da house chamado Ninja Ninja, Willie Ninja, o estilo de dança Vogue, constituído por poses inspiradas nas mesmas feitas pelas modelos da Revista Vogue. Hoje em dia, a dança já é dividida em Old Way e New Way.

Abaixo, segue um vídeo mostrando o estilo de dança:

Um comentário:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Bela sacada, Yaundè. Essa é a idéia: cruzamentos, releituras, interpretações, vontades. Continue.