29 de agosto de 2011

Uma aula muito importante para a Exceção

O encontro de hoje pela manhã foi muito importante aos meus olhos.

Analisamos, no primeiro momento da aula, o resultado da enquete que realizamos ao longo dos últimos dias com alunos da Comunicação sobre a revista Exceção, mas também as matérias que mais marcaram os alunos da disciplina nos cinco primeiros números de nossa revista.

O objetivo de tais atividades foi o de conhecermos melhor os leitores de nossa revista e o conteúdo das edições anteriores.

Algo semelhante que já havia sido feito em 2010, por meio de pesquisa realizada pela moçada de RP.

No primeiro item, foram ouvidos 20 alunos de todas as habilitações da Comunicação.

Três dentre as questões que apareceram de forma mais frequente foram as seguintes:

1 Divulgação - precisamos melhorar este aspecto, inclusive fortalecendo ainda mais o uso de redes sociais e dispositivos 2.0, caso deste blog.

2 Exceção x Unicom - alguns entrevistados indagaram por que as duas publicações do curso parecem tão próximas em termos de conteúdo, à medida que ambas são focadas em reportagens. Trata-se, aqui, de um desafio a ser alcançado: a Exceção, diferentemente do Unicom, busca, ao seu final, trabalhar reportagens em profundidade, principalmente, enquanto que o Unicom não tem este compromisso. A diferença entre um e outro, portanto, é o tratamento que damos ao conteúdo jornalístico, o que nem sempre é possível alcançar. Como disse, um bom desafio a ser encarado.

3 Maior envolvimentos dos alunos da disciplina na revista - foi apontado, na pesquisa, que o empenho dos componentes das turmas está diretamente relacionado ao resultado obtido, que torna as matérias mais ou menos interessantes, e por aí em diante. Para pensarmos.

No que diz respeito às matérias mais lembradas, destaco as três primeiras:

1 "Dona Ondina deixou o hospital", de Sancler Ebert, publicada em 2008.

2 "Longe de todos e de lugar algum", de Thiago Stürmer, publicada em 2008.

3 "A geladeira que fez a história de uma rua", de Pedro Piccoli Garcia, publicada em 2010.

Há outros resultados, claro, mas estes já têm condições de nos ajudar não apenas a avançar no processo de aprimoramento da Exceção como marcar época, uma vez mais, quando o assunto é jornalismo de revista em sua dimensão laboratório.

Nenhum comentário: