15 de agosto de 2011

Revista Realidade

Nessa primeira postagem no blog da Revista Exceção, vou falar sobre um dos pilares que usamos na construção da nossa revista: a Revista Realidade. Embora existam outros grandes exemplos, a Realidade destacou-se em seu tempo pelo investimento em grandes reportagens. Foi berço de gênios do jornalismo brasileiro como José Hamilton Ribeiro (vencedor de 7 prêmios Esso), Roberto Freire e Paulo Patarra.

Foi pioneira no Brasil ao trabalhar com reportagens científicas (a reportagem sobre transplante de coração, de José Hamilton Ribeiro, foi a primeira do gênero no país) e as chamadas "Reportagens-sonho" (em sua primeira edição, lançada três meses antes da Copa do Mundo de Futebol de 1970, a revista trazia estampada na capa o rosto de Pelé com a seguinte chamada: Foi assim que ganhamos o Tri. Naquele ano, sob o comando de Pelé, o Brasil, de fato, levou o tri-campeonato mundial).

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a revista, alunos da Facha (Faculdades Integradas Hélio Afonso), do Rio de Janeiro, fizeram, em 2010, um blog no qual aprofundaram o estudo sobre o periódico.

Vale a pena conferir o blog Virou Realidade.

Um comentário:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Bem legal sua descoberta, Renan, principalmente porque ela aproxima as salas de aula, à revelia da distância que estejam uma da outra, pelo viés do tema comum a todos, nesse caso a Realidade. Continue.