22 de junho de 2009

Alunos visitam ZH e Jornal do Comércio


Por Alan Zuchetti Monteiro

Manhã nublada, opaca. Vento no rosto, mãos geladas. Ah, também havia a previsão de chuva. Mas nada disso tirou o entusiasmo dos alunos da disciplina de Fundamentos de Jornalismo Impresso que, na companhia da professora Ângela Felippi, saíram da UNISC quarta-feira, dia 17, com destino à capital da província, Porto Alegre. Mais precisamente às redações de Zero Hora e Jornal do Comércio.

No caminho, focas desgarradas juntaram-se a manada, que abrigava também alunos de outras turmas e habilitações. E depois de quase duas horas de sonolência, conversa-fiada e risadas, avistaram os prédios. Ó, a cidade grande, ó, a cidade grande, brincou alguém, lembrando os tempos de escola.

Sob garoa fina, a turma desceu do micro-ônibus rumo à primeira parada, Zero Hora. Antes, fez um tour pelo Espaço RBS, espécie de museu de história do Grupo RBS, que agora se concentra em apenas um prédio, o que proporcionou também uma visita rápida à Rádio Gaúcha. Na redação, não se viu David Coimbra e tampouco Paulo Sant’Anna. O espaçoso andar parecia estar envolto pela calmaria; poucas pessoas – e essas concentradas, silêncio, caso típico pelas manhãs. Conversa vai, conversa vem e, parada pro almoço.

À tarde, o Jornal do Comércio. Descoberta prazerosa, daquelas que marcam. Apresentação, tira-dúvidas e depois conhecemos a pequena e aconchegante redação, sua simpática equipe e o parque gráfico. Tudo funcionando em pleno engajamento e com muito bom humor. Destaque para o caderno Panorama, de variedades, que mesmo fazendo parte de um jornal segmentado à Economia e à Política consegue ser primoroso.

De volta aos vilarejos do Vale, o que fica é a sensação de curiosidade temporariamente saciada; um até breve, vontade de voltar, de fazer parte daquilo, quem sabe?

Nenhum comentário: