23 de novembro de 2014

Joe Gould e outros livros-reportagem

Os alunos da disciplina de Jornalismo de Revista tiveram que produzir uma resenha sobre a obra 'o Segredo de Joe Gould'. A obra é um livro-reportagem de Joseph Mitchell. Ele publicou nos anos 40 nas páginas da revista The New Yorker a história do maltrapilho, chamado de Joe Gould,  que vivia em um bairro boêmio de New York. Gould era um homem baixo, com barba e cabeleira longa e usava roupas doadas em tamanho maior que o necessário.  

Nasceu em Massachusetts e pertenceu a uma família de médicos. Herdou o nome do avô. Mas decidiu deixar tudo para trás, após obter uma graduação em Harvard, e viver para escrever a história oral. Além disso, era conhecido por muitas pessoas e locais de Nova York, e em algumas ocasiões era até convidado para festas. 

Depois de passar anos perambulando em solo nova-iorquino, em 18 de Agosto de 1957, o boêmio faleceu devido a uma arteriosclerose e senilidade, aos 68 anos de idade. Muito bom o livro e recomendo. Mitchell foi criativo ao escrever cada parágrafo da obra. Ele nasceu na Carolina do Norte em 1908 e faleceu em 1996. Atuou em periódicos como New York Herald Tribune e The New Yorker. 

Além dessa obra, deixo aqui outras dicas de livro-reportagem que também são essenciais para os estudantes de Jornalismo: Hiroshima de John Hersey, Rota 66 de Caco Barcellos e A Sangue Frio de Truman Capote. Há muitos outros que poderia citar e outros que ainda desejo ler. Não vou contar sobre o assunto dos livros para não perder a graça. Vale a pena conferir!








Nenhum comentário: