11 de novembro de 2014

A importancia da composição fotografica


Certamente ao visualizar uma matéria, verificamos que a foto, de certa maneira a complementa ou da contexto ao que está escrito. Isto se deve a algo chamado composição fotográfica um campo dentro da fotografia que é dividido em varias partes. Porém é indispensável para qualquer fotografo saber, pois como falaríamos do amor de uma pessoa pelo seu animal sem que ambos estivessem na mesma fotografia juntos e demonstrando carinho de um para com o outro?

Pode até parecer simples através do exemplo citado acima, mas não é. O processo para “encontrar” a foto para a matéria é demorado e elaborado a partir dos quatro pontos de intercepção chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual na sua fotografia. Estes pontos são chamados pontos de ouro e estão presentes nas fotografias onde sempre há um ponto de escape.

Há também A composição simétrica significa solidez, estabilidade e força, é também eficaz na organização de imagens com detalhes elaborados. Uma das estratégias oferecida por uma apresentação simétrica é a simplicidade dos elementos de um tema. Todavia nenhum elemento pode ser mais importate que o outro no contexto fotográfico.

Há também o uso de reflexos em fotos que tem como contexto a água. A maneira como as superfícies absorvem e refletem a luz é o que nos permite vê-las. A luz refletida é também uma parte integrante de qualquer cena em exteriores, iluminando áreas que de outra forma estariam na sombra. Porém, na maior parte das vezes, não vemos estes reflexos diretamente. No entanto, algumas superfícies são tão boas refletoras que criam as suas próprias imagens, espelhando as coisas que estão á sua volta. A água, o vidro, e os metais polidos oferecem a oportunidade de fotografar coisas de uma maneira indireta, resultando numa visão mais oblíqua do mundo.

Assim como os reflexos as sombras podem ser importantes por vezes esconder detalhes, oucom efeito, estas são uma parte importante de muitas fotografias. Uma sombra permite-nos ver uma imagem de outra maneira, o tamanho e a visibilidade da sombra do motivo depende do ângulo da luz existente. Ao fotografar sombras, o método mais frequente, é enquadrar a imagem de modo a que o motivo e a sombra criem uma composição simétrica, mas, um passo mais usado é enquadrar a imagem para que a própria sombra seja o centro da atenção.

Outra maneira de se ter uma composição bacana é se fazendo uma foto  horizontal numa imagem, é um enquadramento largo e estreito que se adequa a certos motivos e conduz o olhar através das linhas em direção ao assunto. Normalmente a composição horizontal é utilizada para transmitir estabilidade e/ou descanso. Se quiser transmitir calma e tranquilidade nas suas fotografias faça composições na horizontal e mantenha sempre o assunto na parte direita da imagem fazendo com que os olhos corram da esquerda para a direita.

Todavia não basta somente se conhecer estas composições o fotografo deve adequá-las a realidade de sua fonte/entrevistado. Nesta foto além destas características deve-se dizer o obvio sem se dizer obvio, ou seja, deve-se mostrar o contexto daquilo que será descrito na fotografia (esta seria quase uma ilustração do fato) juntamente com a legenda, para que o leitor tivesse interesse pelo conteúdo, ou seja, a composição fotográfica deve ser tratada como algo realmente importante e parte fundamental do conteúdo.

Nenhum comentário: