Certamente ao visualizar uma
matéria, verificamos que a foto, de certa maneira a complementa ou da contexto
ao que está escrito. Isto se deve a algo chamado composição fotográfica um
campo dentro da fotografia que é dividido em varias partes. Porém é
indispensável para qualquer fotografo saber, pois como falaríamos do amor de
uma pessoa pelo seu animal sem que ambos estivessem na mesma fotografia juntos
e demonstrando carinho de um para com o outro?
Pode até parecer simples
através do exemplo citado acima, mas não é. O processo para “encontrar” a foto
para a matéria é demorado e elaborado a partir dos quatro pontos de intercepção
chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual na sua
fotografia. Estes pontos são chamados pontos de ouro e estão presentes nas
fotografias onde sempre há um ponto de escape.
Há também A composição
simétrica significa solidez, estabilidade e força, é também eficaz na
organização de imagens com detalhes elaborados. Uma das estratégias oferecida
por uma apresentação simétrica é a simplicidade dos elementos de um tema.
Todavia nenhum elemento pode ser mais importate que o outro no contexto
fotográfico.
Há também o uso de reflexos
em fotos que tem como contexto a água. A maneira como as superfícies absorvem e
refletem a luz é o que nos permite vê-las. A luz refletida é também uma parte
integrante de qualquer cena em exteriores, iluminando áreas que de outra forma
estariam na sombra. Porém, na maior parte das vezes, não vemos estes reflexos
diretamente. No entanto, algumas superfícies são tão boas refletoras que criam
as suas próprias imagens, espelhando as coisas que estão á sua volta. A água, o
vidro, e os metais polidos oferecem a oportunidade de fotografar coisas de uma
maneira indireta, resultando numa visão mais oblíqua do mundo.
Assim como os reflexos as sombras podem ser importantes por vezes esconder
detalhes, oucom efeito, estas são uma parte importante de muitas fotografias.
Uma sombra permite-nos ver uma imagem de outra maneira, o tamanho e a
visibilidade da sombra do motivo depende do ângulo da luz existente. Ao fotografar
sombras, o método mais frequente, é enquadrar a imagem de modo a que o motivo e
a sombra criem uma composição simétrica, mas, um passo mais usado é enquadrar a
imagem para que a própria sombra seja o centro da atenção.
Outra maneira
de se ter uma composição bacana é se fazendo uma foto horizontal numa imagem, é um enquadramento
largo e estreito que se adequa a certos motivos e conduz o olhar através das
linhas em direção ao assunto. Normalmente a composição horizontal é utilizada
para transmitir estabilidade e/ou descanso. Se quiser transmitir calma e
tranquilidade nas suas fotografias faça composições na horizontal e mantenha
sempre o assunto na parte direita da imagem fazendo com que os olhos corram da
esquerda para a direita.
Todavia não
basta somente se conhecer estas composições o fotografo deve adequá-las a
realidade de sua fonte/entrevistado. Nesta foto além destas características deve-se
dizer o obvio sem se dizer obvio, ou seja, deve-se mostrar o contexto daquilo
que será descrito na fotografia (esta seria quase uma ilustração do fato) juntamente
com a legenda, para que o leitor tivesse interesse pelo conteúdo, ou seja, a composição
fotográfica deve ser tratada como algo realmente importante e parte fundamental
do conteúdo.
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