3 de dezembro de 2013

Paixão de adolescência

Impossível falar em revista sem lembrar da minha paixão pré e adolescente: a Revista Capricho. Acompanhava a publicação desde uns 13 anos de idade até, confesso, uns dois anos atrás. Ao longo desse tempo, a Capricho mudou design, repórteres, colunistas, mas as pautas continuam as mesmas, ou uma variação das mesmas.

Quando eu tinha uns 16 anos, mais ou menos na época em que decidi que queria ser jornalista, eu lia a Capricho e imaginava como eu faria as pautas, achava as abordagens interessantes, me imaginava fazendo aquilo, escrevendo matérias para adolescentes.

Hoje, quase formada em Jornalismo, resolvi dar uma olhada no site da revista. A matéria destaque da última edição, de número 1189, é "Prepara verão!", uma clássica de final de novembro/início de dezembro, com looks dos biquínis da moda, dicas para manter o bronzeado, cuidados com a pele no verão, etc. Já li várias dessas nos tempos em que assinei a revista. Uma foto de alguém famoso chamando para a entrevista também faz parte do padrão da Capricho. De resto, lá estão as matérias sobre beijo, sexo, meninos, os micos, os famosos testes...

Parei para pensar e não julgo a revista por as pautas serem praticamente as mesmas há anos. Realmente, deve ser difícil fazer Jornalismo para o público alvo da Capricho, um público que está cada vez mais precoce e interessado na tecnologia digital. A alternativa que a Capricho usa é mudar o gancho das pautas.
E vocês, colegas jornalistas, como fariam um jornalismo atraente para o público jovem?



Nenhum comentário: