23 de setembro de 2013

Tipos de papel para impressão

 Olá!
Se tratando de revista, é muito importante que saibamos um pouco mais sobre o papel utilizado para a impressão de jornais e principalmente, se tratando desta disciplina, de revistas. Este trabalho é de competência do parque gráfico, onde não é uma redação concentrada por jornalistas, mas mesmo assim, é importante conhecermos o tipo de material em que vai ser publicada a nossa reportagem. Afinal, temos um certo "ciúme" do nosso trabalho e gostamos de saber os próximos processos pelo qual ele passa.
Encontrei algumas informações sobre os cinco principais tipo de papéis utilizados em impressões.A explicação é simples e fácil de entender. Vale dar uma conferida:

1. Papel Jornal: é um tipo de papel fabricado para jornais, revistas ou qualquer outro tipo de material para leitura. Ele pode ser encontrado em rolos (comuns em jornais) ou em folhas lisas.

2. Papel Offset: é utilizado para a impressão offset. Esse tipo é muito usado para impressão de livros, revistas e outros trabalhos de impressão do mesmo estilo. Sua forte característica é a boa durabilidade e resistência à umidade.

3. Papel fotográfico: esse papel possui características que permitem a impressão de fotografias com boa qualidade. Ele é um papel couché com um revestimento de polietileno. É um papel resistente que pode ser encontrado na forma brilhante ou fosca.

4. Papel Couchê/Couché: a palavra “couchê ou couché” que dá nome ao papel vem do francês, que significa “camada”. É utilizado para impressões de alta qualidade. Uma ou ambas as faces são cobertas por uma camada que deixam o aspecto do papel mais brilhante.

5. Papel de revista: a qualidade da impressão não é o seu ponto forte. É um papel utilizado em revistas ou outro tipo de publicação de vida curta. Tem a característica de amarelar rapidamente. No entanto, tem uma elevada resistência que permite uma impressão rápida, característica exigida pela indústria gráfica para a produção em grande escala.


Nenhum comentário: