20 de março de 2012

Das antigas

Sou meio cabeção e não entendo muito sobre Gay Talese, Piauí, jornalismo literário e etc. Então vou compartilhar um pouco de algo que eu acho muito legal e pelo jeito não muitos mais por aqui: revista sobre carros. Ou, mais especificamente, sobre automobilismo.



Essa é a revista Grid (dã). Provavelmente a primeira que eu li. Ainda piá, em 1995. Queria achar a edição que eu li mesmo, que tinha o Christian Fittipaldi (recém vice-campeão das 500 Milhas de Indianápolis) na capa e uma matéria muito legal sobre a primeira corrida de Formula 1 da história. Aliás, chega a ser difícil acreditar na realidade daqueles tempos: precisávamos aguardar pelas edições de junho ou julho para ver fotos e ler matérias das corridas lá de maio - o que foi mais ou menos o caso. Por isso, os 15 segundos que os noticiários de TV dedicavam pra falar quem venceu cada grande prêmio valiam ouro, bem com as três ou quatro linhas dadas pelos jornais. Pra se ter algo mais amplo, como os sites oferecem hoje imediatamente, só nestas revistas, mesmo.

Enfim, a Grid era muito legal. As fotos eram bacanas (eu vi e revi umas 807 mil vezes essa foto abaixo - que não era bem essa mas era bem parecida e mostra um piloto que, acredite, não morreu por causa desse acidente) e os textos muito bons - um dos redatores e editores era o Luiz Alberto Pandini, até hoje um dos melhores escribas da área. Parece que a revista surgiu nos anos 80, como uma edição extra da Placar, depois ganhou vida própria e acabou falindo, ainda na década de 90. Recomendadíssimo para qualquer aficionado que gosta de corridas independente de qualquer patriotada televisiva.

Nenhum comentário: