17 de março de 2012

A revista Realidade

Quando se faz a disciplina de jornalismo de revista, ou atéoutra disciplina, uma das revistas mencionada é a revista Realidade. Ela foi criada em1966 pela Editora Abril, de São Paulo, e circulou até 1976. Mesmo apenascom dez anos de publicações, vendeu milhões de exemplares.

A revista mensal era voltada para os mais diversos assuntose até hoje é um marco na história do jornalismo brasileiro, com suaescrita leve e clara. E foi na revista Realidade, queo jornalista José Hamilton Ribeiro fez parte da equipe.

Para elaboração de minha monografia, semestre passado,entrevistei José Hamilton, e aproveito o espaço do blog para deixar umapequena parte da entrevista, em que Hamilton refere-se ao estilo dereportagem mais diferente das outras revistas. Boa leitura e quemsabe, boas ideias!

José Hamilton Ribeiro: “A redação da Realidade funcionavaassim dinamicamente desde a criação da pauta. A pauta era uma criaçãocoletiva, porque era uma reunião de todos da redação, então junto com acoordenação de chefia. As pessoas tinham que defender uma de que era umapauta importante, uma pauta significativa para o tipo de revista queera e uma ideia perante o grupo pra ele ser aceita como pauta. Então mesmo quea ideia de pauta, fosse uma ideia pessoal, você tinha que convencer os outros. Euma vez que a pauta fosse aprovada ela deveria ser de maneira apropriada pelaredação, ela passava a ser uma coisa coletiva. De tal modo que uma vez escrita areportagem ela passava por um filtro de edição de texto muito rigoroso emque havia de novo uma interlocução entre o autor da reportagem e oeditor de texto, de sobre ser uma pessoa muito competente e muitotalentosa com muita sensibilidade jornalística era uma pessoa com muitacapacidade de leitura e tinha sensibilidade pra ver a reportagem do ponto devista do leitor, ele funcionava como um advogado, mas enfim era uma pessoaque tava olhando a reportagem como leitor de tal maneira que pudesse garimparnela os pequenos caroços, pequenos defeitos, pequenas lacunas e cobririsso com uma edição de texto assim bastante eficiente. Então não haviaassim uma orientação de alguém pessoalmente, fora o fato de que arevista tinha a sua linha editorial bem clara, bem nítida. Era uma revistade reportagem, que feitas de unidades de reportagem, cada uma delas comestilo próprio, mas todas elas atendendo assim princípios e paradigmas dejornalismo muito exigente, e tinha se o tempo necessário para escrever umareportagem. Normalmente eram meses”.

Nenhum comentário: