16 de março de 2012

"Este é o camarada Prestes."

Acabei de ler a entrevista do jornalista Paulo Patarra com Luiz Carlos Prestes, publicada em dezembro de 1968, na revista Realidade. Na entrevista se destacam pontos pertinentes para que o leitor entenda o assunto em questão Por ex: as condições em que foi feita a entrevista devem estar sempre claras para o leitor/ouvinte/telespectador. O local, o clima, as circunstâncias em que foi concedida a entrevista são informações que ajudam a compreender melhor quem é o entrevistado, quais são suas razões, como e por que se chegou a ele. É uma espécie de making off que ajuda o leitor/ouvinte/telespectador a compor melhor o quadro.

Referência: CHAGAS, Helena. Decifra-me ou te devoro.

Segue um trecho:
"O carro subiu uma ladeira e foi parando. O homem magro, de chapéu e cachecol, tinha ficado em silêncio as últimas duas ou três horas. Ele fumava muito, o que me permitiu observá-lo um pouco, enquanto acendia seus cigarros. [...] Estávamos na parte de trás do veículo, talvez uma perua Ford, inteiramente fechada, que tinha uma abertura, entre a cabine e o interior, coberta por uma cortina escura que deixava passar o ar, mas quase nenhuma claridade. Com o carro parado, o homem me disse apenas para fechar os olhos, ao mesmo tempo que - sem que eu esperasse- jogou a luz de uma lanterna no meu rosto. [...] No sofá, bem no meio do sofá, havia alguém sentado. Quando olhei pra lá, o homem do sofá ficou de pé - cerca de 1,65m, magro, rosto fino de traços pouco visíveis a uns quatro metros de distância. Ao meu lado, alguém que eu ainda não vira, corpulento e baixo, me disse comum leve sotaque nordestino, falando baixo e pausado: "Este é o camarada Prestes."
Marcadores

Nenhum comentário: