20 de março de 2012

Leitura e interação

Geografia nunca foi o meu forte durante o ensino fundamental e médio. Sempre me perdia nessas coisas de pontos cardeais, leste oeste, nascente e poente. Só sabia bem o que eram os hemisférios. Também nunca fui bom de guardar locais, ruas e pontos de referência. Para ir há algum lugar eu perguntava para ir e perguntava para voltar, não me localizava exatamente por onde um tinha vindo. Agora é uma maravilha, existe um brinquedinho o qual eu não vivo mais sem: o GPS. Nele coloco o lugar que quero ir e uma voz feminina muito simpática intitulada de Cláudia, no meu aparelho me manda dobrar pra cá, dobrar pra lá, manter-se á esquerda ou a direita. Aliás esquerda e direita eu sempre dominei. Enfim eu sempre chego onde eu preciso. E o que isso tem a ver com a leitura? Bom daí é o seguinte: como a disciplina de Jornalismo de Revista, bem como as anteriores a esta,  nos propõem a leitura de um livro para a confecção de uma resenha. Neste semestre estamos lendo Os Últimos Soldados da Guerra Fria, de Fernando de Morais que conta a história de agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos EUA, além de todo um processo de politização migratória entre Cuba e EUA, mostra como agiam as organizações aticastristas e a conturabada relação diplomática entre estes países. Cuba, por sua vez possuí uma fascinante (ao meu ver) história de opreção pela ditadura militar. Esta ilha "exportou" muitos Cubanos para se asilar nos EUA, por vias aéreas e também pelo mar. Pouco estav entendendo eu sobre esta ligação marítima e aérea entre Cuba e EUA. Embarcavam em Havana, desembarcavam em Miami e assim sugiram nomes Key West, Flórida, Guantánamo e assim por diante. Eu, completamente deslocado coloquei o livro enre eu e o computador, abri o Googl Maps e "plim",uma luz clareou aquilo tudo que parecia tão escuro no livro de Fernando de Morais. Como é bom apoiar-se a plataformas para entender alguma coisa nova, diferente e sem rodeios nos posicionar dentro do mundo.

Nenhum comentário: