7 de setembro de 2011

Viagem no tempo pela revista Manchete

Não é preciso ficar muito tempo em meio as edições da revista Manchete para viajar no tempo. Na visita ao Cedoc, na segunda-feira, foi possível perceber porque a publicação era referência em jornalismo de revista na sua época.

Me chamou atenção, em especial, o uso das fotos grandes e planejadas para chamar a atenção do leitor, tanto na capa quanto nas reportagens. Outro ponto que vale ressaltar são as capas, que em sua maioria, trazem belas mulheres, muitas que foram referência na época.

Apesar de considerar que a revista tinha um apelo mais feminino, me chamou a atenção a publicação de reportagens com conteúdo político e econômico, tratando também de assuntos, por exemplo, que diziam respeito ao governo de Getúlio Vargas e as mazelas do Rio de Janeiro da época.

Mesmo com a utilização de uma diagramação imponente em reportagens especiais, considero que em muitos pontos, o design da revista lembra a de um jornal. Abaixo, trago um vídeo breve feito no momento da visita ao Cedoc.

Um comentário:

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Jeniffer, querida, com seu post você demonstra maturidade quando o assunto é compreender o que significa fazer jornalismo, em nosso caso desde a instância laboratório. Ou seja, mesmo diante da impossibilidade de dar conta da tarefa inicialmente proposta - estudar a revista Realidade - você aproveitou a visita ao Cedoc para estudar o acervo disponível. Nesse caso, da Manchete. Por que isso é importante? Porque é basicamente o que nós, jornalistas, devemos fazer quando nossa pauta "fura": buscar outros caminhos, outras alternativas. Por outras palavras, não voltar, em hipótese alguma, à redação de mãos vazias. Parabéns, menina! Continue.