27 de junho de 2011

Por um texto mais humanizado

Sem querer ser repetitiva, mas já sendo, ocupo esse espaço para falar um pouco mais sobre Carlos Chaparro. Defensor da narrativa jornalística humanizada, escreveu, sobre a obra Por um fio, de Drauzio Varella.

"(...) Falta ao jornalismo de hoje algo que dá tom e conteúdo ao livro de Drauzio Varella: a narrativa humanizada. O livro está recheado de protagonistas valorizados pelos discursos direto e indireto, habilmente dosados. São páginas repletas de gente que tem nome e história, que pensa, fala, se emociona. Mas protagonistas, falas e emoções que a ação narrativa submete a pontos de vista do autor, no desvendamento do que existe antes e para além dos fatos. Com um detalhe, fundamental: em todos os momentos do livro, o escritor interage apenas com um interlocutor – o leitor para quem escreve. E o transporta para as interações da interpretação, no amplo espaço das entrelinhas.”

O que serve de dica para nossas produções; para que não deixemos, conforme o jornalista, o brilho das reportagens literárias se apagar. Confira o texto na íntegra aqui.


Nenhum comentário: