14 de outubro de 2011

Uma visita ao passado

As reportagens que vocês encontrarão na próxima Exceção, em sua maioria, têm em comum o fato de visitarem o passado para discorrer sobre algo no presente. É fato que o passado sempre desperta nossa atenção. A obra Corações Sujos, de Fernando Morais, por exemplo, nada mais é do que uma grande pesquisa sobre a história da comunidade japonesa no Brasil. Explicando o passado, podemos entender o presente. O mesmo ocorre com a reportagem Tempos Nazistas, realizada pela turma de Produção em Jornalismo Online no semestre passado. Essa revisita ao passado da região abriu novas possibilidades de olhares sobre a atualidade.

Revista História em Curso
Foi com a intenção de procurar esse olhar sobre o passado que encontrei, em uma banca aqui de Santa Cruz, a revista História em Curso, da Editora Minuano. Como lema, ela nos traz um resumo do que já foi dito: "Conheça o passado; Entenda o presente; Projete o futuro!". Nesse sentido, buscamos inspiração na publicação para abrir a mente na busca pela informação. Nosso objetivo, mais do que escrever textos bem fechados e produzir uma revista para entretê-lo, caro leitor, é produzir reportagens com conteúdo realmente aprofundado, contar histórias interessantes e, quem sabe, colocar em prática nossa função social enquanto jornalistas (ou quase jornalistas).

Se você está ansioso para ler o que estamos preparando, saiba que também estamos ansiosos para vermos nosso trabalho finalizado e a nova edição da revista Exceção, finalmente, em nossas mãos. A contagem regressiva começou.

Nenhum comentário: