10 de outubro de 2011

Realidade, ficção ou as duas coisas?

Pois é, pessoal, o processo da revista está em andamento. As matérias estão encaminhadas e em breve teremos finalizado o novo logo da Exceção, bem como definições no que diz respeito ao projeto gráfico. E para essa caminhada, importante ter a teoria para colocar as ideias em prática. No caso do texto: a grande questão no que se refere às reportagens é como saber se estamos falando de realidade ou ficção. Classificação por gêneros, regras extralinguisticas e indexadores... Não, não é uma gramática quadrada. São meios de enterdermos os textos que lemos e escrevemos.

Na busca pelo melhor, precisamos estar atentos a essas questões. Lendo muitas matérias veiculadas nas edições anteriores, ficamos com a impressão de que aquelas histórias poderiam ser classificadas como literatura, pela sua narrativa ou pelos temas e pessoas que retratam. São diferentes, fogem do senso comum. Mas não dá para esquecer que se trata de jornalismo.

Na próxima Exceção, muitas histórias podem deixar vocês com dúvidas: isso existe? É assim mesmo? Como é possível? Ainda não temos as respostas, mas estamos nos fazendo as mesmas perguntas.

Nenhum comentário: