16 de outubro de 2011

Conhecendo o desconhecido

Pessoal, só para ver o que faz o pré-conceito: até então, a Revista Quatro Rodas, que já completou 50 anos e contou com a participação do grande José Hamilton Ribeiro, para mim não passava de uma revista que falava sobre carros e peças para carros. Sim, ela fala basicamente sobre isso, mas também traz matérias bem interessantes que poderiam fazer parte de qualquer outra revista que não trate apenas de novos lançamentos, fábricas, recall...

Como exemplo, eis uma reportagem de agosto deste ano feita por Maria Paola de Salvo, falando sobre (olhem só!) o trânsito em Porto Velho. Eu jamais imaginei que a capital de Rondônia tivesse uma das maiores taxas de mortes por acidentes no país. Uma reportagem de interesse público, que remete à falta de investimentos em infraestrutura no trânsito, segurança, na saúde e na própria educação. Ela começa assim:

O batalhão do Corpo de Bombeiros de Porto Velho (RO) vivia uma madrugada de sexta para sábado atipicamente tranquila no último dia 2 de julho. Alguns dos seis soldados dormiam e outros assistiam TV. Por volta da meia-noite, o rádio chamou. "Bicho-preguiça solto no aeroporto", dizia a voz do outro lado. "Pelo visto a noite vai ser devagar hoje", disse divertido o bombeiro Tiago de Araújo. "No fim de semana, normalmente ninguém dorme aqui. Cada uma das três viaturas costuma atender de dez a 13 acidentes na madrugada." Minutos depois, o rádio anuncia a volta à "normalidade". "Acidente com moto e carro na rua Guaporé com Alexandre Guimarães, duas vítimas." Araújo e o colega Ayrton acionam a sirene e o giroflex. Em 5 minutos estão no local. A motociclista aguardava no chão, sem conseguir mexer a perna. O garupa sangrava nas mãos e corria, atônito, de um lado para o outro. Segundo testemunhas, a moça perdeu a direção e bateu na lateral de um carro. Teve a perna imobilizada e foi conduzida a uma clínica.

Para ler na íntegra: http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/transito-porto-velho-641072.shtml

Nenhum comentário: