13 de novembro de 2015

Sobreviventes



Entre as novidades desta sexta-feira, está o lançamento do clipe do cover da música 'Survivor', da antiga banda 'Destiny's Child'. Na interpretação de Clarice Falcão, a canção ganha aparência de hino ao empoderamento feminino. No vídeo, estão mulheres sem maquiagem, gordas, magras, escuras, claras... Sem a parte de cima da roupa e com um batom vermelho, arriscam poses e pinturas.
A tradução da música apresenta a ideia de uma mulher que termina um relacionamento abusivo e "sobrevive". A produção, que está emocionando nas redes sociais, é quase um manifesto contra os padrões machistas e as expectativas sociais que tendem a enxergar a mulher como um ser frágil, dependente sentimental e financeiramente do homem.
Gostei da ideia e tem tudo a ver com a reportagem que estou produzindo para a próxima Exceção. Acho até graça de pensar na coincidência (?) do dia escolhido para o lançamento: sexta-feira, 13. Seria uma sutil homenagem àquelas que foram perseguidas e mortas, acusadas de serem bruxas, feiticeiras? Seria um elogio àquelas que hoje ousam romper com os rótulos?

Nenhum comentário: