29 de agosto de 2013

Observatório da Imprensa: Uma lupa sobre o jornalismo de revista

Para quem não conhece o site Observatório da Imprensa, eis aqui um texto interessante sobre Jornalismo de Revista, de Alexander Goulart. O texto é de 2006, mas penso que o conteúdo nos cabe ainda hoje.

O segundo parágrafo chama atenção: "No meio acadêmico, a revista é um tanto desprezada. Jornal impresso ainda é a menina dos olhos, centro das virtudes jornalísticas. A revista é tida como categoria menor para o exercício do jornalismo. Contudo, pouco a pouco esse panorama tem mudado, tanto que os novos currículos do curso de jornalismo já incluem "Redação e Produção em Revista". Isso é um sinal do momento em que vivemos. Hoje, as revistas representam a maior variedade editorial que dispomos. São milhares de títulos para todos os públicos, gostos. A revista está inserida no mercado atual; um mercado que busca a segmentação de público e publicitária. Fala para as diversas tribos. Logo, a revista é um bom negócio para as empresas, para o mercado, para o público e, claro, para os jornalistas." 

Realmente, quando entrei no curso de Jornalismo, queria trabalhar em jornal impresso. Depois de ingressar na faculdade, conheci a revista e ampliei o olhar; é uma área interessante de se trabalhar, uma área em que o repórter não lida apenas com o cotidiano, mas sim com o fato de dar outro olhar para este cotidiano. É preciso aprofundar, perceber cada detalhe da situação e narrar tudo ao leitor.

Alexander Goulart cita Garcia Márquez: "A melhor notícia não é a que se dá primeiro, mas a que se dá melhor". A revista exige apuração mais precisa, maior variedade de fontes, fotografias e recursos gráficos. 



Nenhum comentário: